O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta semana que uma das condições para a família receber o novo Bolsa Família será a de manter as vacinas das crianças em dia. A fala foi realizada em evento no Rio de Janeiro, durante a última segunda-feira (6).
Bolsa Família terá três pré-requisitos
De acordo com o chefe do Poder Executivo, três pré-requisitos serão básicos para que os pagamentos do Bolsa Família ocorram de maneira regular:
- Manter as crianças matriculadas nas escolas;
- Apresentar carteira de vacinas em dia;
- Realizar acompanhamento pré-natal completo das gestantes.
Além dessas características, os beneficiário precisam se enquadrar em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Bolsa Família: estas são as vacinas consideradas obrigatórias para as crianças
Primeiramente, entenda que não exige nenhuma regra que obriga as crianças a serem vacinadas no Brasil. No entanto, as vacinas estão disponíveis para serem utilizadas de forma gratuita no Serviço Único de Saúde (SUS) e são um direito de todos os cidadãos.
Contudo, a carteirinha de vacinação é utilizada como documento para dar acesso a vários serviços. Inclusive, ela sempre foi uma exigência por parte do governo para conceder determinados benefícios sociais.
Confira quais são as principais vacinas para as crianças de até 6 anos
É preciso lembrar que, a partir de março, o governo começa a liberar a parcela extra de R$ 150 para cada criança menor de 6 anos de idade do núcleo familiar.
Por isso, separamos as principais vacinas que todas as crianças até essa idade devem receber gratuitamente em unidades de saúde do município. Basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro com documento e comprovante de endereço.
Confira quais são as vacinas principais que todas as crianças de até 6 anos têm acesso no SUS:
- Ao nasces: BCG e vacina contra hepatite B;
- 1 mês de vida: vacina contra hepatite B (2ª dose);
- 2 meses de vida: vacina tetravalente, vacina oral contra poliomielite, vacina oral contra rotavírus humano;
- 4 meses de vida: vacina tetravalente (2ª dose), vacina oral contra poliomielite (2ª dose), vacina oral contra rotavírus humano (2ª dose);
- 6 meses de vida: vacina tetravalente (3ª dose), vacina oral contra poliomielite (3ª dose), vacina contra hepatite B (3ª dose);
- 9 meses de vida: vacina contra febre amarela;
- 1 ano de vida: vacina tríplice viral;
- 1 ano e 3 meses de vida: vacina oral contra poliomielite (reforço), tríplice bacteriana;
- Dos 4 aos 6 anos de vida: tríplice bacteriana (reforço), tríplice viral (reforço).
As informações foram retiradas do site do Ministério da Saúde e estão disponíveis para consulta pública no sistema DataSUS.