A Caixa Cultural Recife divulga a programação para o mês de fevereiro, com atividades presenciais e virtuais. A agenda conta com oficinas de dança, desenho, confecção de máscaras e adereços, fotografia e teoria da cor.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site CAIXA Cultural.
Programação cultural da Caixa
A agenda iniciou na sexta-feira (03), às 15h, com a oficina “Dança Afro-Brasileira”. A atividade foi voltada a adultos e crianças a partir de 12 anos e apresentou aos participantes passos, movimentos e combinações coreográficas que compõem as danças de matriz africana, além de trazer reflexões sobre representatividade e ancestralidade.
Na quinta-feira (09), às 14h, a oficina “Máscaras Brincantes” vai ensinar a construção de máscaras inspiradas nos brincantes e nos folguedos do Nordeste. Nela, os participantes produzirão suas versões do adereço, tendo como base personagens como o Cavalo Marinho, a La Ursa, as Caretas de Triunfo, os Papangus de Bezerros, entre outros. Classificação etária a partir de 10 anos.
Na quarta-feira (15), às 14h, acontece a oficina “Da Cabeça à Plenitude: Adereços de Carnaval”, em que os participantes aprenderão a construir ornamentos de cabeça inspirados nos tradicionais blocos líricos e bailes de máscaras de Pernambuco. Classificação etária a partir de 14 anos.
O público que gosta de desenhar tem a oportunidade de participar da oficina “Respostas poéticas: Mulheres múltiplas, histórias únicas”, na quinta-feira (16), às 11h. A oficina propõe um olhar interpretativo sobre as histórias das personagens que compõem a exposição “Mulheres que Mudaram 200 anos”. Depois de uma visita à exposição e de um momento de reflexão, a atividade culminará numa vivência de desenho com caneta e sobreposição. Classificação etária a partir de 10 anos.
A programação da CAIXA Cultural traz também atividades virtuais, com oficinas criativas usando papelão; mistura óptica de cores; estudo das cores; fotografia urbana, entre outras. As informações completas sobre a programação das oficinas virtuais estão disponíveis no site da CAIXA Cultural.
Exposições:
Além da programação educativa, a CAIXA Cultural Recife permanece com duas exposições: “Mulheres que Mudaram 200 anos”, com obras de arte de artistas representando mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil.
E a mostra “Dentro do prédio tem História: a cidade, o porto e o tempo”, que traz um aprofundamento de pesquisas histórica e arqueológica, formando uma linha do tempo de acontecimentos que ajudam a compreender a cronologia da cidade do Recife, com enfoque no desenvolvimento do Porto e do Bairro do Recife, desde o século XVI até os dias de hoje.
Serviços:
- Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife (em frente ao Marco Zero)
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
- Inscrições no Site: CAIXA Cultural
- Entrada franca
- Acesso para pessoas com deficiência