Um dos inimigos mais odiados dos médicos são os produtos milagrosos, aqueles que prometem soluções simples para problemas que geralmente são corrigidos com uma alimentação saudável, bons hábitos e exercícios, e a maioria desses produtos está relacionada à perda de peso. Nesse sentido, falaremos a seguir sobre os perigos de tomar vinagre de maçã para perder peso que pode custar caro.
Muitas pessoas correm o risco de tomar vinagre de maçã porque afirmam que traz muitos benefícios à saúde, como queimar gordura, combater o diabetes, eliminar pedras nos rins e reduzir o apetite, mas há pouco suporte científico para essas teorias. De fato, estudos sobre o uso de vinagre para perda de peso nem sempre mostram perda significativa ou sustentável.
Especialistas em saúde apontam que o uso ocasional de vinagre de maçã é seguro para a maioria das pessoas, mas isso só se aplica quando seu consumo é muito pequeno e em ocasiões isoladas.
Os perigos de tomar vinagre de maçã para emagrecer que podem custar caro
- De acordo com a Mayo Clinic, o vinagre de maçã é muito ácido, por isso pode irritar a garganta se for bebido com frequência ou em grandes quantidades.
- Pode interagir com certos suplementos ou medicamentos, incluindo diuréticos e insulina. Isso pode contribuir para baixos níveis de potássio e ossos fracos.
- Pode causar queimaduras em tecidos sensíveis da boca e do esôfago e pode levar ao desgaste dos dentes.
- Pode causar náuseas e outros sintomas gastrointestinais.
- Beber algo tão ácido como o vinagre de maçã todas as manhãs e com o estômago vazio pode causar desconforto como azia e até danificar pouco a pouco o esmalte dentário e a mucosa gástrica. Além disso, se você já tem um problema gástrico como gastrite ou uma parede do estômago levemente inflamada, o desconforto será ainda pior.
- Os especialistas alertam que a única coisa comprovada cientificamente é que se bebermos água com vinagre com o estômago vazio, a única coisa que conseguiremos é acidificar nosso pH e isso pode causar problemas gástricos muito perigosos, desde úlcera, gastrite, diarreia, azia, refluxo, problemas de mobilidade intestinal, entre outros.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de inserir qualquer alimento na sua dieta procure seu médico.