O TikTok se tornou em poucos anos uma das maiores redes sociais do mundo! O suficiente para competir mais do que seriamente com o Facebook e o Snapchat, que se achavam intocáveis.
Hoje, o aplicativo chinês é o favorito dos influenciadores aprendizes de todo o mundo, que secretamente sonham com apenas uma coisa: criar um burburinho com um vídeo que terá milhões de visualizações. E se disséssemos que é possível viralizar com apenas um clique de um botão mágico?
O TikTok é acusado de ter um botão secreto que faz vídeos viralizarem
De acordo com um artigo da Forbes, existe de fato um método especial para tornar qualquer conteúdo viral no TikTok. Um botão permite que um vídeo apareça massivamente na categoria “Para você” em poucos segundos e sem nenhum esforço de sua parte. Entenda!
De acordo com a publicação, a ByteDance, dona do do TikTok, pode modificar o algoritmo para enfatizar questões polêmicas, aumentando as taxas de audiência para vídeos que abordem esses assuntos e dando maior visibilidade a perfis relevantes.
O material analisado se refere a esse recurso como “aquecimento”, porque ele serve para dar um impulso a vídeos estratégicos. Se um vídeo não estiver tendo sucesso, o botão pode ser acionado para aumentar o número de visualizações.
A manipulação é restrita ao feed “Para Você”, sem afetar os conteúdos das contas que o usuário segue. No entanto, a maioria das pessoas tende a usar o feed de recomendações, que é o padrão da plataforma, então o botão acaba influenciando positivamente o resultado.
Então todas as redes sociais possuem esse tipo de funcionalidade e é isso mesmo que possibilita destacar e divulgar informações importantes em larga escala em parceria com órgãos públicos de saúde ou órgãos governamentais: destacar mensagens de vacinação, votação de jovens, etc.
Mas de acordo com a revista Forbes, o problema é que o TikTok o teria usado para ajudar determinadas marcas e depois se tornar seu parceiro de negócios.
Funcionário usaram o botão para promover familiares
Ainda mais preocupante, os funcionários teriam se aproveitado da manipulação para sustentar suas próprias ações ou as de seus familiares ou amigos. Uma manobra obviamente proibida pela política da empresa.
Não há relatos de “venda de alcance”, mas algo assim poderia até ter estimulado um mecanismo de corrupção interno. Não está claro se esse impulsionamento artificial seria voluntário ou se resultaria de uma estratégia da plataforma, ou ainda se haveria algum pagamento externo para incentivar os criadores.
O que Diz o TikTok?
Em resposta às acusações, um porta-voz do TikTok confirmou que a empresa utiliza a promoção de vídeos para ampliar a diversidade de conteúdo na plataforma. O objetivo é apresentar celebridades e apoiar criadores emergentes a se integrarem à comunidade. No entanto, negou-se qualquer sugestão de uso inadequado dessa funcionalidade, tanto para fins pessoais quanto para apoiar o governo chinês.