3 Alternativas naturais de retinol que valem a pena tentar

Essas alternativas também são super eficazes para cuidar da pele

Se você gosta de  saber as novidades nos tratamentos  para a pele, confira a seguir quais são as 3 alternativas naturais de retinol que valem a pena tentar usar para cuidar da sua pele

Quando falamos de cosméticos naturais e orgânicos, um dos ingredientes de cuidados com a pele dos produtos é o retinol. Seus enormes benefícios são altamente endossados ​​por dermatologistas, que defendem suas propriedades e incentivam constantemente seu uso.

No entanto, os retinol no mundo da beleza e dos produtos naturais também têm suas desvantagens, pois alguns de seus componentes não são adequados ou bem recebidos por muitos tipos de pele, no entanto, hoje você já pode observar as alternativas a esse ingrediente natural.

Por que o retinol é frequentemente usado em cosméticos?

As retins são um grupo de derivados da vitamina A, dos quais a retin é o mais potente. De acordo com especialistas, o retinol tem a capacidade de suavizar linhas e rugas faciais ao produzir naturalmente elástina e colágeno. Além disso, eles causam a descamação das células da superfície, resultando em uma pele mais brilhante e um tom mais uniforme.

Os retinóides também são amplamente utilizados para tratar algumas doenças da pele, como a acne, graças à sua capacidade de ajudar a manter os poros limpos e aos seus efeitos anti-inflamatórios. E além de tudo isso, eles têm um histórico longo e cientificamente comprovado. O retinol é um dos ingredientes preferidos e mais usados ​​em cosméticos naturais, mas não combina com a pele de todos, por isso é interessante saber quais alternativas existem e como podem ser utilizadas.

3 ótimas alternativas naturais de retinol que valem a pena tentar

Embora este amado ingrediente seja um favorito, infelizmente, não combina com a pele de todos. Portanto, eles devem procurar alternativas ao retinol. E é isso, os retinóides são conhecidos por seus efeitos colaterais irritantes que incluem vermelhidão, ressecamento e irritação geral.

1. Bakuchiol

É seguramente a alternativa mais conhecida e estudada, com resultados mais semelhantes aos do retinol. Provém das folhas e sementes da planta djellaba e, embora não seja um derivado da vitamina A, funciona de maneira semelhante, atuando nas mesmas vias da retina para estimular a produção de colágeno e elastina.

A principal vantagem do bakuchiol sobre o retinol? É mais adequado para peles sensíveis. De fato, em um estudo publicado na National Library of Medicine (NIH) comparando os dois, ambos os ingredientes demonstraram melhorar rugas, pigmentação, elasticidade e firmeza da pele, mas o bakuchiol foi muito melhor tolerado na pele sensível dos participantes.

2. Óleo de Rosa Mosqueta é uma alternativa natural de retinol

O óleo de rosa mosqueta contém vestígios de ácido retinol e é excelente para regenerar a pele, aumentar a produção de colágeno e restaurar o brilho da pele opaca. E embora não haja pesquisas comparando-o com o retinol porque é rico em ácidos graxos essenciais para manter uma barreira cutânea saudável, o óleo de rosa mosqueta também pode ajudar a melhorar os sinais visíveis de envelhecimento, evitando a perda de umidade.

3 Óleo de semente de cenoura é uma alternativa natural de retinol

Derivado das sementes de cenoura silvestre, o óleo de semente de cenoura é rico em betacaroteno, um precursor da vitamina A que pode ajudar na regeneração celular. Além disso, também é rico em antioxidantes (vitaminas C e E, além da vitamina A, que pode ser convertida em retinol na pele).

Na realidade, e no que diz respeito à cosmética natural, o importante é saber qual é o seu tipo de pele e o que ela melhor tolera, pelo que o melhor é, e sob supervisão médica, experimentar o que mais lhe convém.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.