Aqui está o segredo: Aprenda a preparar um arroz light que não engorda. A chave está em um ingrediente que você usa e o tempo de armazenamento. Entenda!
O arroz branco é um dos preferidos pelo seu sabor e também pela sua versatilidade. No entanto, muitas pessoas evitam comê-lo porque tem fama de “engordar”, pois possui 240 calorias por xícara. Mas temos uma boa notícia para você: queremos te ensinar a fazer um arroz light que não engorda.
É verdade! Existe uma técnica muito simples em que se pode retirar até 60% do seu conteúdo calórico. Continue lendo e descubra como prepará-lo de forma impressionante.
Como fazer arroz light que não engorda
Em primeiro lugar, os ingredientes que habitualmente se utilizam para preparar este cereal podem agregar calorias como a manteiga (102), a margarina (76) ou o óleo vegetal (120).
Se está preocupado em ganhar peso, pode optar por cozinhá-lo sem adição de gorduras seguindo os seguintes conselhos:
1. A melhor forma de preparar arroz com menos calorias é cozinhá-lo normalmente. Porém, quando estiver fervendo, antes de adicioná-lo, acrescente o óleo de coco (3% em peso da quantidade que vai cozinhar).
2. Quando estiver pronto, deixe esfriar e leve à geladeira por 12 horas antes de comê-lo.
Por que aquele que é refrigerado engorda menos?
O segredo é o tipo de amido consumido:
- Um deles é o digestível, que é rapidamente processado no estômago, e se transforma em glicose e acaba virando gordura.
- Existe também o resistente, que demora mais para digerir, não se converte totalmente em glicose e fornece menos calorias.
- Segundo estudos, o óleo de coco interage com o amido do arroz e altera sua estrutura, enquanto o processo de refrigeração subsequente ajuda na transformação do amido.
- O resultado: um prato delicioso e mais saudável, mesmo que seja reaquecido.
Você gostou dessa ideia? Aproveite outras receitas incrível com as melhores receitas, deliciosas e altamente nutritivas, só no Informe Brasil.