Afinal, o alho pode ser congelado? SIM ou NÃO. Leia o post até o final e aprenda dicas úteis para conservar esse alimento por até 6 meses.
Para os amantes de alho, nada como muito alho. O alho é uma bomba de sabor usada em pratos e receitas. De vez em quando, podemos encontrar uma promoção especial de alho e comprar um pouco mais do que precisamos para economizar. E uma boa alternativa pode ser congelar o alho. Mas será que é possível?
O alho pode ser congelado?
Sim, pode, mas tem que ser feito da forma que vamos te ensinar. É muito fácil, contudo, precisa ser feito corretamente. Quer saber como manter a melhor qualidade do alho por cerca de 6 meses no congelador?
Até agora, a ideia de congelar o alho pode parecer impossível para algumas pessoas. Mas o alho congela excepcionalmente bem. O alho tem um sabor picante que precisa ser contido adequadamente para não se espalhar para todos os outros alimentos que você armazenou no freezer. Se o alho for congelado corretamente, pode tornar o cozimento uma tarefa fácil e reduzir a intoxicação alimentar que pode ser contraída por conta deste alimento. Leia mais para descobrir como.
Como congelar alho de duas formas
O alho pode ser congelado de várias maneiras, dependendo das preferências individuais, disponibilidade de tempo, estilos de cozimento e vários outros fatores. Mas vamos falar sobre todas as formas de congelar o alho para que você possa escolher.
- Congelar do jeito mais ‘preguiçoso’
- Congelar o alho picado
1º Congelar do jeito mais preguiçoso
Chamo de preguiçoso porque não requer nenhum esforço especial, mas assim toda a versatilidade é mantida. No sentido de que, como ainda está em seu estado original, você pode fazer o que quiser com ele.
Preparação: Certifique-se de coletar apenas dentes em boas condições. Dentes livres de manchas, poeira ou mofo são os melhores. Remova os bulbos do dente de alho e limpe-os com um pano seco para remover qualquer sujeira e detritos. Você pode decidir congelar o alho com casca ou descascado. Mas aconselho a descascá-los porque pode ser um pouco mais difícil descascá-los depois de congelados.
Armazenamento: Depois de limpos, coloque em potes de vidro para que o cheiro não entre na sua geladeira. Feche os frascos e coloque-os no congelador para congelar. Rotule os frascos com a data de congelamento para que você possa acompanhar por quanto tempo os armazenou.
2º Congelar o alho picado
Quando você precisa usar alho em um prato ou receita, acaba picando, então por que não fazer agora?
Preparação: Retire os bulbos de alho e descasque-os. Limpe o alho para remover toda a sujeira e detritos. Por último, pique os dentes de alho. Alho picado é super fácil de usar, a única desvantagem é que você tem que picar todo o alho que deseja congelar de uma só vez. Então pegue uma faca afiada e comece a picar o alho. Como você adicionará o alho picado diretamente aos pratos, pique-o em tamanhos adequados à sua receita ou estilo de cozimento.
Armazenamento: Coloque o alho picado em sacos herméticos ou potes de vidros com tampas. Esprema o máximo de ar possível antes de fechar o saco. Esprema bem antes de colocar no congelador para que congele. Isso tornará mais fácil quebrá-lo quando você precisar usá-lo.
Você pode dobrar ou triplicar os sacos para garantir que não haja odores em seu freezer. Marque e coloque uma etiqueta no o saco com o conteúdo e a data de congelamento.
Como descongelar alho congelado
Na hora de cozinhar é melhor usar o alho congelado mesmo. Mas se for descongelar, faça isso colocando para descongelar na prateleira da geladeira. O conselho é tirar apenas a porção que vai usar e deixar descongelar, pois, descongelar tudo e congelar novamente não é saudável.
É importante informar que congelar o alho afeta sua textura, tornando-o um pouco esponjoso ou mole quando descongelado. Mas, deixa o sabor intacto. Isso é o que importa!