Micropigmentação labial: como funciona esse procedimento que diz adeus aos batons. É um procedimento que pode ser utilizado na face.
Na hora de se maquiar, os lábios se tornam uma das áreas mais importantes do rosto, pois melhorando sua forma, volume e cor, é possível melhorar os traços e obter um resultado feminino. No entanto, nem todas as meninas conhecem as técnicas adequadas, nem têm o tempo necessário para obter um bom resultado com cosméticos. Por isso, dessa vez vamos falar sobre micropigmentação labial e como esse procedimento vai te ajudar a dar adeus aos batons.

Como funciona a micropigmentação labial?
Segundo uma publicação da Sacher Clinic, centro profissional de medicina estética e cirurgia da Espanha, a micropigmentação labial “é um tratamento que consiste em microincisões nas quais os pigmentos são implantados no nível epidérmico e é realizado com pequenas agulhas. É um processo muito semelhante ao microblading de sobrancelhas, embora exija mais delicadeza devido à sensibilidade da área”.
Este procedimento é amplamente utilizado para adicionar cor permanentemente aos lábios, o que ajuda a corrigir imperfeições e pequenas assimetrias graças às suas técnicas de aplicação, que também lhe darão uma aparência brilhante. Na verdade, ele se destaca por ser aplicado por meio de três técnicas: a técnica de delineamento, que é responsável pelo contorno e preenchimento; técnica de aquarela, adicione cor a todo o lábio com efeitos de luz e sombra; e fuzzy, ajuda a aumentar o volume dos lábios com efeito desfocado do contorno.
Benefícios da micropigmentação labial
A micropigmentação labial é um dos procedimentos estéticos mais procurados pelas meninas atualmente, pois conseguem melhorar sua imagem e manter os resultados por muito tempo. Conheça os benefícios:
- Corrige o formato dos lábios: é um tratamento muito recomendado para aquelas meninas que têm lábios pequenos, pois pode ajudar a corrigir o formato e dar um efeito de maior volume ou tamanho.
- O uso de batons não será necessário: um dos maiores benefícios desse procedimento é que, ao aplicá-lo, você não precisará usar maquiagem novamente na área por alguns meses. Por isso, você estará pronta para sair a qualquer hora sem gastar muito tempo com batons.
- Você obterá a tonalidade que deseja: as diferentes técnicas de micropigmentação labial permitem alcançar vários efeitos, ou seja, desde um resultado cheio de cor ou um efeito natural com tons claros.
- Longa duração: ao contrário de outros tratamentos estéticos, este consegue durar em torno de 3 a 5 anos com uma diminuição progressiva, pois tudo vai depender do tipo de pele, da técnica utilizada e dos cuidados dentro da rotina de beleza. No entanto, retoques podem ser feitos a partir de 12 ou 18 meses.
Cuidados e contra-indicações
Ter lábios cheios de volume, cor e forma, envolve uma série de cuidados para manter o resultado obtido. De fato, é importante evitar a exposição solar, fumar, ser deficiente em ferro e prevenir a acumulação de gordura, não praticar esportes que promovam a transpiração, evitar comidas condimentadas ou muito quentes e não tirar sarna, principalmente nos dias seguintes ao tratamento. Além disso, é importante manter a área hidratada com os medicamentos recomendados por especialistas.
Apesar de seus grandes benefícios, a micropigmentação labial apresenta algumas contraindicações para algumas condições. Especialistas explicam que esse tratamento não é recomendado para pessoas com diabetes, gestantes ou pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes. No entanto, é igualmente importante realizar uma avaliação prévia por um especialista.