Triste notícia para quem gosta de comer ovos fritos. Confira este artigo até o final e veja os detalhes sobre quem gosta de comer ovos fritos.
Hoje temos uma triste notícia para quem come ovos fritos, mas é somente para quem come ovos fritos. Quem come ovos cozidos não será afetado por essa notícia.
A gente sabe que o ovo é um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas, ácidos graxos ômega 3, vitaminas e minerais que o tornam básico para a alimentação. Existem muitos mitos sobre comer ovos regularmente e isso fez com que muitas pessoas se abstivessem de comê-los.
No entanto, ao longo dos anos foram realizados diferentes estudos e foi determinado que o ovo é um alimento nutritivo e ideal para incluir na dieta em todos os tipos de preparações. Mas tem uma péssima notícia para quem gosta de comer ovo frito. Portanto, vamos desmantelar o isso, continue lendo!
Quais as propriedades do ovo?
Antes de revelarmos a notícia ruim para quem come ovos fritos, precisamos informar que o ovo é um alimento que possui grande valor nutricional, segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição. Entre suas principais propriedades, encontramos que:
- É rico em proteínas: possui todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa
- Ajudaria a prevenir problemas oculares devido ao seu conteúdo de luteína e caxantina
- São ricos em vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D
- São fonte de colina, um aminoácido essencial para o sistema nervoso
- Possui minerais como selênio, zinco, fósforo ou ferro
A Triste notícia para quem gosta de comer ovos fritos
Quão prejudicial pode ser comer ovos fritos todos os dias? De acordo com um estudo recente da Northwestern University, comer três ou mais ovos fritos por semana aumenta o risco de doenças cardíacas e morte precoce.
“Os ovos, especialmente a gema, são uma fonte importante de colesterol na dieta”, observa Victor Zhong, principal autor do estudo e pós-doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago.
A pesquisa indica que um único ovo frito grande contém aproximadamente 186 miligramas de colesterol. O estudo coletou dados de mais de 29 mil pessoas acompanhadas por uma média de 17 anos e meio. Durante o período de acompanhamento, ocorreu um total de 5.400 eventos cardiovasculares, incluindo 1.302 acidentes vasculares cerebrais fatais e não fatais, 1.897 incidentes de insuficiência cardíaca fatal/não fatal e 113 mortes por doenças cardíacas.
Em suma, a análise mostra que consumir 300 miligramas adicionais de colesterol na dieta por dia foi associado a um risco 3,2% maior de doença cardíaca e a um risco 4,4% maior de morte prematura. Da mesma forma, cada meio ovo adicional consumido por dia foi associado a um risco 1,1% maior de doença cardiovascular. Além disso, tem um risco 1,9% maior de morte precoce. Para Zhong e seus coautores, essas descobertas destacam a importância de limitar o consumo de alimentos ricos em colesterol. “Esses resultados devem ser considerados no desenvolvimento de diretrizes e atualizações dietéticas”, observou.
Como preparar o ovo de forma saudável?
O ovo é um alimento muito versátil que podemos preparar de múltiplas formas, tanto como ingrediente como como acompanhamento. As formas mais comuns de prepará-los são:
- Cozidos. Primeiramente, é colocado em água e levado ao fogo baixo até ferver. Assim que ferver, deixe por mais alguns minutos, retire do fogo, retire a casca e consuma.
- Mexidos. Colocamos na frigideira como se fosse frito, pode colocar um pouco de água para ajudar na textura, mas mexemos com uma colher e se quisermos podemos acrescentar cebola, tomate e alho.
Conclusão, apesar de sua má fama, o ovo é um alimento nutritivo que nos ajudaria a fortalecer nossos ossos e melhorar a memória. Portanto, seria aconselhável incluí-lo na dieta habitual. Mas sem frita muitos.