EU JOGAVA a borra de café no lixo: mas agora uso para fazer 7 coisas incríveis

Os restos de café são usados ​​para muitas coisas que você não imagina

No Brasil, jogamos no lixo milhões de quilos de borra de café por ano, cerca de 2.000 milhões de toneladas no mundo. E isso apesar de os cientistas afirmarem que a borra de café é rica em fibras, mata as bactérias ruins e tem uma capacidade antioxidante 500 vezes maior que a vitamina C.

Além disso, ajudará a resolver vários desafios domésticos de forma mais natural, como os 7 métodos que listamos a seguir.

Eu jogava a borra de café no lixo: mas agora uso para fazer 7 coisas incríveis: confira!

1. Resíduos de café: cheiro externo de lixo, geladeira, armários e carro

Se for o lixo que cheira mal, deixe a borra de café secar e espalhe-a no fundo da lixeira, embaixo do saco. Isso ajudará a manter o balde livre de odores por uma semana. Mas não se esqueça de mudar os fundamentos para mantê-los eficazes.

A borra de café também é uma aliada para neutralizar os maus odores da geladeira. Se quiser aproveitá-los ao máximo, deixe os restos secos na geladeira em um recipiente fundo e descoberto. Este mesmo método funciona para armários e até mesmo para uso como ambientador natural no carro. Nesse caso, coloque a borra de café seca dentro de meias velhas e amarre-as para que não haja vazamentos. A invenção pode ser pendurada no espelho retrovisor ou em um cabide.

2. Borra de café: mãos que cheiram bem

Os restos do grão torrado que ficam na cafeteira, nos filtros e até dentro das cápsulas são de grande ajuda contra o cheiro insistente que fica nas mãos depois de picar ou descascar a cebola ou alho. O mesmo acontece se você limpou peixes sem luvas. Para remover o cheiro, experimente esfregar as mãos com borra de café e depois enxágue com água.

3. Café na composteira

Como sabem os amantes de pomares e jardinagem orgânica, a borra de café melhora a drenagem e a ventilação do substrato vegetal. E você também pode adicioná-los ao pote para ajudar na retenção de água. Além disso, desta forma estará aportando nutrientes valiosos ao solo (nitrogênio e fósforo) que a planta irá aproveitar.

Existem várias maneiras de usar a borra: você pode despejá-la diretamente nos vasos, misturá-la com a terra e a água ou adicioná-la na forma líquida, diluindo cerca de 50 gramas de restos de grãos em quatro litros de água.

Imagine reutilizar a borra de café para fazer um composto melhor. Este composto servirá para manter formigas, mosquitos e caracóis longe de suas plantas.

4. Café para consertar móveis

Os restos de café ajudam a remover arranhões em móveis de madeira escura. Para isso, experimente espalhar a borra nas linhas com o auxílio de um cotonete e deixe agir por cerca de dez minutos. Depois, você pode limpar a área com um pano de algodão.

Além disso, a borra dá um bom corante natural para alguns móveis: mergulhe-os em água quente por cerca de cinco minutos para obter uma pasta acastanhada. Este corante natural é utilizado para dar um toque rústico escuro à madeira, mas também para tingir roupas ou pintar sobre papel.

5. Velas com borra de café

Como ingrediente complementar, a borra de café vale a pena fazer velas perfumadas. Em um tetra brik vazio, limpo e seco, coloque o pavio e acrescente um pouco de parafina líquida e, logo após, a borra de café, misturando com o auxílio de uma colher. Termine de encher o papelão com parafina líquida e um pouco mais de pó, certificando-se de que a última camada seja parafina. Assim que a mistura endurecer, você pode abrir o recipiente e terá uma vela perfumada.

6. Limpe as panelas com café

A borra de café, devido à sua estrutura de grãos, possui propriedades abrasivas, o que a torna útil se você precisar limpar o fundo de uma panela ou frigideira antiaderente. Adicione a borra de café e esfregue com uma esponja.

7. Café para limpar a chaminé

Se tiver lareira em casa, guarde as borras de café, pois serão úteis. Antes de varrer as cinzas, cubra-as com pó de café molhado ou úmido, pois isso ajudará a reduzir a poeira e controlar as cinzas.