Se acha que alvejante pode ser usado para qualquer limpeza da casa, é melhor não usar para limpar urina de cachorro ou gato. Por mais que o cloro tenha se tornado um dos produtos preferidos para a limpeza por ser funcional para diversas finalidades e áreas da casa, existem alguns casos específicos em que não funciona bem.
Um deles é a urina de cachorro ou gato e aqui nós te dizemos o porque. Embora o cloro tenha grande poder desinfetante e ajude a eliminar odores fortes, como urina de cachorro ou gato, em combinação com outros produtos pode ser muito perigoso para a saúde.
Portanto, se você quer saber por que o cloro não é um produto de limpeza doméstico que você deve usar em qualquer caso, não perca nossa nota. Você ficará surpreso!
Por que não limpar urina de cachorro ou gato com alvejante?
O cloro é um composto químico que, ao mesmo tempo, também é conhecido como uma substância corrosiva, sendo melhor utilizado diluído em água e não aplicado diretamente ou com outro produto de limpeza doméstica. Pois como vamos ver, pode ser muito perigoso.
É o caso da urina de cachorro ou gato, pois, ao aplicar o cloro diretamente na mancha, ela entrará em contato com os elementos constituídos pelo xixi, que pode ser uma quantidade mínima de amônio.
Quando o cloro e a urina de cachorro ou gato se juntam, podem ocorrer gases tóxicos à saúde humana. Essa mistura forma o composto cloramina que gera uma reação química. Então, pode causar queimaduras nos olhos, nariz e garganta, além de irritação dos globos oculares e, em casos mais graves, danos ao fígado.
Como limpar corretamente urina de cachorro ou gato?
Para evitar o uso de alvejante para limpar urina de cachorro ou gato, existe um método que você pode fazer sem usar esse produto químico. Mas que será igualmente eficiente na remoção de maus odores ou manchas que possam permanecer:
- Misture uma colher de sopa de detergente com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
- Mexa bem os dois ingredientes até formar uma pasta.
- Deixe agir por uma hora na urina de cachorro ou gato, e pronto!
Assim, você conseguirá eliminar tanto a mancha quanto o cheiro de urina e já terá um novo método para limpar a casa.
Conselhos para manter a casa limpa tendo animais
- Limpe a casa do pet com produtos de limpeza adequados para o seu bichinho.
- Use aspirador de pó, sempre. É bom para evitar os pelos.
- Deixe entrar ar nos ambientes: sempre que possível, mantenha as janelas abertas.
- Lave sempre os pertences do seu pet.
- Limpe o lugar que o animal faz suas necessidades, com um pano com desinfetante.
- Dê banho sempre: É recomendado que seja uma vez por semana, em média, dependendo da raça do seu pet. Assim, o ideal é consultar um veterinário para ter certeza.