O perigo de tatuar os olhos: influenciadores perdem a visão. Essas duas mulheres sofreram as terríveis consequências deste método.
As tendências de moda e beleza não são apreciadas apenas no que vestimos, como roupas ou acessórios, mas também nas modificações físicas que podem ser feitas, desde um simples corte de cabelo até alterações como expansões, perfurações e até tatuagens. Embora seja muito comum ver esses e outros estilos, existem alguns que são muito populares, mas também arriscados, como tatuar os olhos.
Claro que com essa tendência não estamos nos referindo aos delineadores que muitas mulheres fazem nas pálpebras, mas a tatuar o globo ocular, ou seja, a parte branca dos olhos . Embora a mera intervenção seja chocante e perigosa para alguns, existem centenas de pessoas que não temem as consequências, como a cegueira temporária ou permanente. Nos últimos dias, esta prática ganhou popularidade devido ao caso de dois influenciadores que compartilharam os seus testemunhos e hoje quiseram “voltar ao passado” para não aplicar tinta nesta parte do corpo.
O que se sabe sobre esses dois influenciadores que perderam a visão?
Essa tendência de substituir a cor branca dos olhos por tons como azul, roxo ou até preto não é novidade, mas há casos extraordinários em que a pessoa tatuada causa reações alérgicas, a agulha é injetada demais ou algo simplesmente dá errado e causar sérios danos aos pacientes. No caso desses dois influenciadores, o desconforto começou com dores de cabeça, além de um inchaço perceptível que acabou com a perda da visão.
Amber Luke é a primeira a alertar sobre os riscos das tatuagens nos olhos, embora a jovem seja famosa por suas múltiplas tatuagens por todo o corpo, entre uma longa lista de intervenções em seu corpo, ela surpreendeu há algum tempo ao apostar no azul intenso como sua nova cor dos olhos. Embora tenha conseguido marcar uma originalidade em seu estilo, os perigos vieram três semanas após a finalização, pois ela chegou a perder a visão.
Claro, sua história era bem conhecida, mas isso não impediu que uma segunda esposa e mãe de cinco filhos tomasse a mesma decisão de encher os olhos de tinta para mudar sua aparência. Segundo vários meios de comunicação, a influenciadora até ignorou o sábio conselho da filha de não fazer a tatuagem, pois poderia cegá-la. Hoje as consequências são irreparáveis e a paciente também se arrepende de sua decisão.
Outro Caso grave
Esta é Anaya Petersen, de Belfast, na Irlanda, que agora corre o risco de perder a visão para sempre, disse ela ao portal Kennedy News. Em sua história, ele explicou que não tem mais a mesma “visão desde de 2020”. Em julho de 2020 ela decidiu tatuar o olho direito sem nenhuma complicação aparente além de ressecamento e dor de cabeça. Mas em dezembro do mesmo ano, o restante do olho foi tingido de roxo.
Infelizmente, a estudante de direito também acordou um dia com os olhos inchados e acabou internada. Por sua vez, os médicos fizeram uma biópsia e apontaram que a reação possivelmente se deveu a uma reação alérgica à tinta, que acabou afetando as córneas e agora há risco latente de catarata.
“Estou basicamente quase ficando cega. Se eu pudesse voltar no tempo”, disse.
O que são tatuagens nos olhos?
Tatuagens nos olhos, tatuagem ocular ou na córnea, assim como a ceratopigmentação são algumas das muitas formas pelas quais essa tendência é nomeada e realizada na parte esclerótica ou córnea do olho. Embora essa prática seja um tanto comum, ainda há muito que se desconhece sobre ela, mas os principais sintomas ou danos aos olhos não são apenas cegueira permanente, mas também dores extremas, segundo a Academia Americana de Oftalmologia.
- Perda de visão
- Descolamento de retina
- infecções
- sensibilidade à luz
- Em alguns casos, o olho teve que ser removido.