Com a onda de calor que estamos sofrendo, é muito comum o uso de ar-condicionado e ventiladores para tentar amenizar o calor. Uma sensação que se intensifica visivelmente à noite, quando você adormece. Torna-se uma tarefa difícil. Se não tivermos a ajuda de um desses dispositivos. Mas atenção, pois seu uso pode acarretar riscos à nossa saúde.
Seja um ventilador de teto, colocado sobre uma mesa, ao pé da cama… O ventilador resfria localmente enquanto emite um som contínuo que relaxa algumas pessoas. Mas ambos podem ser negativos, não importa quanto prazer pareçam dar.
Para quem não sabe, a temperatura ideal para dormir é entre 18 e 21 graus. Mesmo assim, há pessoas que toleram melhor o calor do que outras. O ventilador ligado pode ser uma solução, já que refresca, mas não baixa drasticamente a temperatura e ainda pode trazer sérios danos a sua sua vida. Veja abaixo!
Os 5 riscos de ter o ventilador ligado à noite
- O ar move a poeira e o pólen da sala, algo que será fatal se você for alérgico
- Pele seca e passagens nasais, isso pode causar dores de cabeça e congestão
- Ter passagens nasais secas facilita a entrada de germes no corpo
- O ar constante pode causar rigidez muscular, contraturas e também pode causar irritação nos olhos e garganta seca, especialmente se dormimos com a boca aberta.
- Pode causar asma e sinusite
Finalmente, há o problema do custo de energia causado pelo ventilador ligado, embora pelo menos agora a noite seja o horário mais barato. Além de agravar a crise ecológica, também pode piorar a situação econômica. Assim como o ar-condicionado, um aparelho que fica ligado a noite inteira tem um alto custo de energia.
Que medidas posso tomar para o evitar?
Dito tudo isso, você pode dormir com um ventilador ligado à noite e, para evitar problemas, basta tomar uma série de precauções:
- A primeira medida é evitar uma corrente contínua no mesmo sentido e para que isso não aconteça devemos utilizar o modo rotativo do ventilador.
- Outra possibilidade que pode ser interessante é estabelecer horários. Desligue e ligue o ventilador de vez em quando.
- Outro aspecto de destaque está relacionado às lâminas e sua limpeza. É importante manter as pás do ventilador limpas para que, quando começarem a girar, não distribuam a poeira que possa ter se acumulado.
- Se o ventilador tiver modo silencioso ou modo noturno, é aconselhável utilizá-lo, pois as pás giram com menos intensidade, gerando uma corrente de ar mais suave e agradável.
- Coloque o ventilador em uma posição que permita que uma suave corrente de ar chegue até nós. Trata-se de colocá-lo o mais longe possível e que nos esfrie enquanto dormimos.
Resumindo, podemos dizer que usar um ventilador durante a noite é um bom sistema para tentar refrescar o ambiente e assim dormir melhor. É mais barato do que usar um ar condicionado e menos prejudicial, o que não significa que seu uso prolongado e inadequado não implique riscos, como já vimos. Mas para evitá-los, basta ter alguns cuidados.