NÂO coloque mais: 5 alimentos que são PERIGOSOS para o micro-ondas

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao micro-ondas, confira quais são e os motivos pelos quais você deve evitá-los

Não coloque mais: 5 alimentos que são perigosos para o micro-ondas

Desde sua chegada na segunda metade do século 20, o micro-ondas se tornou um dos utensílios mais usados ​​e amados por todas as pessoas. Poucos são aqueles que poderiam dizer coisas negativas e, possivelmente, estariam mentindo, pois ele veio para facilitar muito a nossa vida na cozinha.

Embora, passados ​​70 anos a ter conosco este magnífico utensílio, devamos aludir ao fato de muitos ainda desconhecerem que nem todos os alimentos são adequados para serem inseridos e “aquecidos”, ou na sua falta, cozinhados. Isso porque pode haver vários riscos, tanto para a saúde quanto para o próprio micro-ondas.

A pensar em tudo isto, hoje queremos deixar-te uma lista com 5 alimentos que NÃO deves colocar no micro-ondas. Pois representam um perigo para a tua saúde e a da tua família. Portanto, tome nota e depois disso não os coloque no micro-ondas.

Não coloque mais: 5 alimentos que são perigosos para o micro-ondas

1. Carnes processadas no micro-ondas

Salsichas, chouriço, toucinho, hambúrgueres e algumas outras carnes processadas que contêm conservantes e substâncias químicas que permitem a sua conservação por mais tempo podem gerar POPs (produtos de colesterol oxidado) que podem prejudicar as bactérias e tornar-se tóxicos para o consumo humano.

2. Lacticínios

O aquecimento de alguns laticínios no micro-ondas pode fazer com que percam seus nutrientes, como é o caso do leite, que pode perder até 40% da vitamina B12. No caso de outros como manteiga ou margarina, embora seja uma das opções mais rápidas e fáceis, devemos alertar ao fato de que perde um pouco do seu valor proteico.

3. Frutas e verduras

Devemos enfatizar que nem todas as frutas e legumes se enquadram nessas categorias e as batatas, castanhas e tomates ficam de fora. Mas na grande maioria existem alguns que podem perder nutrientes. No caso de algumas frutas e legumes que possuem um conteúdo mais macio por dentro do que a casca, podem estourar devido a alta temperatura que ocorre em seu interior. Por exemplo: as uvas podem se tornar “pequenas bombas”. Espinafre, acelga, aipo, beterraba, erva-doce, bem como algum outro vegetal cozido no dia anterior também não deve ser aquecido. Pois eles podem converter seus nitratos em nitrosaminas, consideradas cancerígenas.

4. Pipoca

De fato, embora isso pareça algo realmente ilógico para o preparo, alguns especialistas recomendam que você não coloque a pipoca no micro-ondas por causa da embalagem. Isso porque algumas bolsas contém ácido perfluorooctanóico (PFOA), também conhecido como C-8, é uma substância indestrutível que tende a se acumular no corpo, o que também pode causar câncer endócrino e sanguíneo, esterilidade e problemas hepáticos .

5. Ovo

ovo cozido é uma das maneiras mais fáceis de saborear esse poderoso alimento. No entanto, não é uma das melhores recomendações colocá-lo no micro-ondas. A gente te explica.

Quando o ovo é cozido, costuma formar uma espécie de bolsa de água dentro da gema, que, se superaquecida acima da temperatura normal de fervura, pode acabar explodindo. Um estudo feito em um homem mostrou que queimaduras e perda auditiva foram causadas pela explosão de um ovo, previamente aquecido em micro-ondas. Apesar disso, devemos aludir ao fato de que o estudo também destacou que é um caso isolado e que pode ser 1 em 100 .