O Carteira Nacional de Identidade (RG) Ê um documento muito importante na Brasil. Apesar de não ser obrigatório ter este documento antes dos 12 anos, Ê importante que as crianças o tenham.
O Documento Nacional de Identidade ou o novo RG Ê um documento que comprova a identidade de uma pessoa. Indica seu nome, sobrenome, local e data de nascimento, entre outras coisas. Por isso Ê importante que as crianças tenham documento de identidade, mesmo que não seja obrigatório atÊ a adolescência
Ao contrårio dos adultos, que precisam ter um documento de identidade e sempre o carregam, pois um policial pode solicitar que seja mostrado a qualquer momento.
No caso dos menores, isso não acontece. Com efeito, ter um RG não Ê obrigatório antes dos 12 anos, embora possa ser solicitado a partir dos primeiros meses de idade de uma criança. Mas você sabia que o Novo RG poderå ter a validade negada por 4 motivos? Explicamos aqui!
As novidades do Novo RG
Recentemente teve uma mudança no RG. Pra quem nĂŁo sabe, o RG passou a ter numeração Ăşnica utilizando o Cadastro de Pessoa FĂsica (CPF). AlĂŠm disso, o documento passa a ter validade nacional. Desta forma, ninguĂŠm mais poderĂĄ ter vĂĄrias carteiras de identidade com a implantação do novo sistema nacional.
Como fazer a nova identidade?
Para obter a nova carteira de identidade, o requerente deverĂĄ apresentar a certidĂŁo de nascimento ou de casamento em formato fĂsico ou digital. O documento serĂĄ expedido em papel de segurança ou em cartĂŁo de policarbonato (plĂĄstico), alĂŠm do formato digital.
A emissĂŁo da carteira serĂĄ gratuita?
Sim! Totalmente gratuito. Os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, no mesmo lugar onde você costuma tirar documentos em sua cidade ou estado. Portanto, os institutos de identificação devem que começar a implementar o novo modelo este ano.
Confira lista de estados quem devem implantar o novo documento atÊ março de 2023:
- Acre (AC)
- Alagoas (AL)
- AmapĂĄÂ (AP)
- Amazonas (AM)
- Bahia (BA)
- CearĂĄÂ (CE)
- Distrito Federal (DF)
- EspĂrito Santo (ES)
- Goiås (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Minas Gerais (MG)
- ParĂĄÂ (PA)
- ParaĂba (PB)
- ParanĂĄÂ (PR)
- Pernambuco (PE)
- PiauĂÂ (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Rondônia (RO)
- Roraima (RR)
- Santa Catarina (SC)
- São Paulo (SP)
- Sergipe (SE)
- Tocantins (TO)
Novo RG poderĂĄ ter a validade negada por 4 motivos
Você sabia que com as novas regras a sua carteira de identidade poderå ser negada? Muitas pessoas ainda não sabem disso. De acordo com a Lei, o novo RG poderå ter a validade negada em órgãos públicos e privados por um dos quatro motivos listados abaixo.
O Novo RG poderĂĄ ter a validade negada em razĂŁo de:
- alteração de alguns dos dados nela contidos, quanto a um ponto especĂfico, como data de nascimento errada, por exemplo;
- existĂŞncia de danos no meio fĂsico (rasgado por exemplo) que comprometam a verificação da sua autenticidade;
- alteração de caracterĂsticas fĂsicas da foto do titular que suscitem dĂşvidas fundadas sobre a sua identidade; ou
- mudança significativa no gesto gråfico da sua assinatura.
Mas tem um ponto muito importante: a Lei prevĂŞ que a validade da Carteira de Identidade nĂŁo poderĂĄ ser negada quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de 60 anos.
Portanto, para maiores detalhes o site do governo federal pode ter mais informaçþes a cerca do tema.