Empanada fácil de atum com tomate: receita passo a passo

Receita com explicação detalhada de como preparar uma empanada

Receita com explicação detalhada de como preparar uma empanada fácil de atum com tomate que fica uma delícia irresistível. As empanadas são um must para o verão, para fazer de forma fácil, come-se frias e são deliciosas.

Existem bons motivos para ter sempre uma massa de empanada congelada guardada no congelador para poder improvisar receitas como esta empanada fácil de atum com tomate, tão fácil que até uma criança sabe fazer. Perfeito para aproveitar as sobras da geladeira, como pimentões, azeitonas, etc.

Ingredientes para fazer empanada de atum com tomate:

  • 250 g de manteiga ou margarina com sal
  • 250 g de farinha de trigo
  • 2 pimentões assados
  • 1 lata de atum grande, bem escorrido
  • 50 g de azeitonas picadas
  • 100 g de tomate fatiado
  • 1 ovo cozido fatiado
  • 1 ovo batido
  • Semente de gergelim para decorar

Como preparar empanada fácil de atum com tomate:

Massa: Misture a margarina com a farinha de trigo. Para saber a quantidade certa de trigo use o recipiente da margarina como base. Quando soltar das mãos a massa está pronta. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coloque metade da massa que você fez sobre um pedaço de papel manteiga e pinte as bordas com ovo batido. Cubra com os pimentões cortados em fatias e espalhamos o atum bem escorrido por cima. O mesmo com as azeitonas, se quiser pode colocar verdes e/ou pretas para aproveitar as sobras da geladeira. Coloque o tomate por cima.

E por último coloque o ovo cozido fatiado. Cubra com a outra metade da folha de massa, pressionando as bordas para que não abra ao assar, pincele com o restante do ovo batido e espalhe um punhado de sementes de gergelim por cima. Asse por 25 minutos a 200ºC até que a massa esteja dourada. Sirva depois de esfriar.

Empanada fácil de atum com tomate: receita passo a passo
Empanada fácil de atum com tomate: receita passo a passo

Benefícios do atum:

Além do seu sabor delicioso, e da sua versatilidade para preparar diferentes receitas, a boa notícia é que se trata de uma proteína com muitas vantagens em muitos aspetos, pelo que com certeza acabará por se tornar num dos seus ingredientes preferidos.

Aqui a frase “barriga cheia, coração feliz” é mais verdadeira do que nunca, pois, graças ao seu alto teor de ácidos graxos, o atum é benéfico para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos que beneficiam o coração.

Além disso, é uma rica fonte de potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial, ou seja, evita o aumento da pressão e diminui as chances de sofrer derrames, infartos e doenças relacionadas à obstrução arterial.

Outro dos benefícios proporcionados pelo ômega 3 que contém o atum é retardar ou retardar a deterioração cognitiva, especialmente em pacientes que sofrem de Alzheimer ou demência.

Então, se a sua memória te prega peças, pode ser que você precise de um pouco mais de Ômega 3, não se esqueça! Se falamos de alimentos completos, o atum é um dos mais importantes, pois possui fósforo, magnésio e bons níveis de ferro e iodo, dois minerais essenciais que poucos alimentos contêm.

Além disso, nos fornece altos níveis de vitaminas como A, que é boa para ossos e dentes, vitamina B que nos ajuda a reduzir os níveis de colesterol e vitamina D que nos ajuda a absorver cálcio e fósforo.

Graças ao seu alto teor de proteína, o atum produz um efeito de saciedade de forma rápida e eficiente. Assim será mais fácil emagrecer já que você não terá a necessidade de ficar comendo mais do que deveria. Portanto, se emagrecer é um dos seus planos, o atum se tornará um dos seus melhores aliados.