Como fazer ovo frito no micro-ondas sem óleo em menos de 1 minuto. É uma grande ideia!
Ovos fritos são apreciados por todos, certo? No entanto, o excesso de óleo e colesterol nos faz comê-los muito ocasionalmente para cuidar da nossa forma e saúde. Mas o que você me diria se eu te dissesse que existe uma forma de diminuir o seu teor calórico fazendo ovos fritos no micro-ondas?
Sim, como você leu, é possível preparar um ovo frito saudável em um piscar de olhos, sem usar óleo e sem fazer muita bagunça! Tenho certeza que chamei sua atenção, certo?
O que você acha se eu te disser como fazer ovo frito no micro-ondas? Garanto-vos que é delicioso, e explico em primeira mão porque já o fazemos regularmente. Contaremos todos os segredos desta receita fácil de fritar um ovo no micro-ondas, mas primeiro contaremos outra coisa para banir qualquer mito e má reputação que eles tenham.
Os benefícios dos ovos fritos
A maior parte das calorias que podemos encontrar em um ovo se encontra na gema, que também possui altos níveis de colesterol. No entanto, deve-se ter em mente que também é uma boa fonte de vitaminas dos grupos A e B, além de conter ferro e riboflavina.
O ovo estrelado é uma preparação que também se destaca pelo aporte de vitamina B12 sem óleo; e também preserva melhor as propriedades: é rico em cálcio, potássio, magnésio, selênio, zinco, ferro e outras vitaminas e minerais. A tudo isto devemos acrescentar que o ovo ajuda a melhorar a saúde reprodutiva das mulheres.
A isso devemos acrescentar que na clara do ovo encontramos peptídeos, fragmentos de proteínas que ficam inativos enquanto o alimento está cru, mas diante de certos processos químicos a proteína se desdobra e os libera, tendo um efeito hipotensor semelhante ao do medicamentos que são usados para lidar com problemas de hipertensão. Esses são apenas alguns de seus benefícios.
Quantos ovos por semana você pode comer?
Depois de conhecer alguns dos seus inúmeros benefícios, é importante esclarecer uma das dúvidas mais comuns em relação a este alimento e que tem a ver com a quantidade recomendada de ovos que se pode consumir por semana.
Nesse sentido, é preciso ressaltar que especialistas indicam que um adulto saudável pode ingerir entre 6 e 7 ovos por semana sem oferecer riscos à saúde. Porém, também há quem recomende não ultrapassar 3 ou 4 ovos. De qualquer forma, é aconselhável não abusar de sua ingestão, como acontece com qualquer outro alimento.
Como preparar um ovo frito no micro-ondas sem óleo
Se procura uma forma mais saudável de saborear ovos fritos, e quer fazê-lo de forma prática e rápida, pode recorrer à preparação de ovos fritos no micro-ondas, uma das formas de os preparar sem óleo. Mesmo que você os faça dessa maneira, os ovos mantêm todo o seu sabor.
Para a sua preparação basta partir o ovo num prato fundo próprio para microondas. Ao fazê-lo, deve-se ter um cuidado especial para que a gema não quebre, podendo-se então adicionar um pouco de sal por cima, se desejar.
Feito isso, é hora de colocar o referido recipiente no micro-ondas por 40 segundos em potência média. Passado esse tempo, é só aproveitar o ovo. Se quiser que fique mais cozido, deixe por mais cinco segundos. Ao preparar o ovo frito dessa forma você estará evitando o uso de óleo, e isso fará com que ele tenha muito menos calorias, sendo assim mais saudável.
Ovos grelhados é uma alternativa
Uma alternativa à preparação anterior é preparar um ovo frito na grelha, o que lhe permitirá desfrutar de ovos fritos, mas sem óleo, com bom sabor e com menos calorias.
Para fazê-los desta forma, você precisará de uma boa frigideira antiaderente, graças à qual é possível cozinhar sem adicionar óleo e para que o ovo não grude. Para isso terás de a aquecer no fogo e colocar o ovo quando estiver quente, tal como se faz quando são fritos da forma habitual.
Então você terá que tampar a panela para que os ovos cozinhem com o vapor do calor que geram, para que cheguem ao ponto sem que seja necessário recorrer a qualquer uso de óleo.