Receita de nhoque gratinado com creme de abóbora e calabresa

A doçura da abóbora e o sabor da calabresa são grandes aliados nesse delicioso prato

A doçura da abóbora e o sabor da calabresa são grandes aliados, combinados em um prato de nhoque gratinado, é uma receita perfeita. Usando a abóbora, suas possibilidades de receitas são muitas. É um vegetal de fundo doce muito semelhante ao da cenoura, mas com uma textura mais sedosa, a sua combinação com outros sabores poderosos é sempre bem sucedida.

A combinação com queijo é sempre um sucesso e prova disso são receitas como a quiche de abóbora e queijo ou o risoto de abóbora e gorgonzola. Com frutas cítricas, raspas de laranja ou raspas de limão também vão muito bem, tornando um creme de abóbora e laranja uma opção fantástica como entrada ou para o jantar.

Mas na receita de hoje, com calabresa, fica um excelente contraste entre a doçura da abóbora e das especiarias e a potência dessa carne. Assim, as massas, neste caso o nhoque de batata, sempre serão ótimas aliadas desse legume. Exemplo disso são as deliciosas lasanhas de abóbora, também perfeitas para um almoço.

Receita de nhoque gratinado

Claro que esta receita pode ser preparada com qualquer outro tipo de massa de trigo fazendo a mesma coisa. A massa só terá que ser cozida dois minutos a menos do que o fabricante diz para que termine de cozinhar no forno e não exagere.

Se você quiser, a calabresa pode ser integrada diretamente ao molho, mas é mais divertido colocar a massa apenas com o molho e depois ir adicionando a calabresa, você lerá como. Assim, a calabresa pode ser substituída por uns cubinhos de bacon crocante, mas também por uma toscana fresca do sabor que preferir.

O nhoque pode até ser gratinado com o molho de abóbora e queijo e finalizado fora do forno com alguns cubos de presunto fresco. Então, este prato pode ser perfeitamente preparado com antecedência e deixado pronto tanto no freezer quanto na geladeira. Feito só para esquentar na hora de comer.

Desse modo, deve-se ter em mente que, se forem levados do freezer para o forno, o tempo de cozimento deve ser aumentado em mais 15 minutos para garantir que todo o prato fique quente por igual. Se quiseres variar a abóbora, também podes fazer o molho com cenoura, alho francês ou até ervilhas.

Receita de nhoque gratinado com creme de abóbora e calabresa

Ingredientes:

  • Cebola roxa, 1 unidade
  • Azeite de oliva extra virgem, 2 colheres de sopa
  • Sal, uma pitada
  • Abóbora descascada, 200 g
  • Pimenta preta moída, a gosto
  • Orégano, 1 pitada
  • Creme de leite, 200 ml
  • Nhoques, 500 g
  • Calabresa, 1/2 unidade
  • Queijo, 100 g

Modo de preparo do nhoque gratinado com creme de abóbora e calabresa:

Descasque a cebola roxa e corte-a em cubos muito pequenos (esse corte chama-se brunoise). Descasque a abóbora, retire as sementes de dentro e corte-a também em cubos pequenos. Então, refogue a cebola em fogo baixo com azeite e sal por 10 minutos, até ficar macia.

Desse modo, junte a abóbora e cozinhe por mais 10 a 15 minutos, salteando constantemente em fogo médio para deixar a abóbora bem frita. Assim, adicione o creme de leite e cozinhe por mais 15 minutos, incorporando também a pimenta e o orégano.

Despeje o molho no copo do liquidificador e bata muito bem, tentando deixar bem homogêneo. Tempere com sal e pimenta neste momento. Então, corte a calabresa em discos de aproximadamente meio centímetro ou um pouco mais finos se possível.

Ferva os nhoques por 1 minuto em bastante água fervente com sal. Assim, escorra e leve diretamente a uma fonte adequada para o forno. Despeje o molho de abóbora sobre os nhoques e rale bastante queijo por cima. Finalize com os discos de calabresa e leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, por cerca de 15 minutos ou até gratinar bem e dourar por cima.

Truques e dicas

Se quiser terminar a receita na airfryer, só tem de se certificar de que utiliza uma forma adequada para ela – em termos de tamanho – e introduzi-la pelo mesmo tempo e temperatura.