Conheça 8 tipos tratamentos para clarear os dentes

Hoje, existem inúmeros produtos e técnicas para clareamento dos dentes. Confira abaixo:

Conheça 8 tipos tratamentos para clarear os dentes |  O sorriso é a carta de apresentação de cada pessoa. Não só é preciso ter os dentes perfeitamente alinhados, como também é preciso dedicar os cuidados necessários para clarear os dentes. Só assim a carta de apresentação falará maravilhosamente sobre cada um.

Hoje, existem inúmeros produtos e técnicas para clareamento dos dentes. Confira abaixo:

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento aplicado em dentes que mudaram de cor,  sendo um dos tratamentos estéticos mais conservadores com tecido dental. 

Com esse tratamento é possível mudar o tom da cor dos dentes,  deixando-os mais brancos, brilhantes e devolvendo o brilho natural do esmalte dentário. Ou seja, consiste em eliminar as manchas intrínsecas e extrínsecas que produzem a mudança de tonalidade na superfície dentária.

Consumir certos alimentos, como café ou vinho, e  ter  certos hábitos, como fumar, podem fazer com que o esmalte que cobre e protege o dente escureça. Por isso esse tipo de tratamento é feito para devolver a cor natural e clarear os dentes.

Conheça 8 tipos tratamentos para clarear os dentes
Conheça 8 tipos tratamentos para clarear os dentes

Vantagens do clareamento

O clareamento dental é o tratamento mais comum. Uma das razões pelas quais é assim é que tem inúmeras vantagens estéticas e emocionais. Algumas das vantagens mais destacadas são:

  • Sorriso mais branco. O sorriso é uma das características mais marcantes na aparência de uma pessoa. Ter um sorriso mais branco pode influenciar positivamente a si mesmo, melhorando seu humor e confiança, assim como outras pessoas, que podem percebê-lo como uma pessoa mais confiante e confiável.
  • Melhore a confiança. Ter dentes mais brancos é um fator fundamental para melhorar a autoestima. Socialmente, ter uma boca e um sorriso saudáveis ​​é altamente valorizado, então ter dentes brancos pode lhe dar mais confiança e autoconfiança.
  • Ajuda a melhorar a higiene. O tratamento de clareamento dental requer a manutenção de uma boa higiene bucal após a realização do tratamento. Além disso, uma pessoa que deseja fazer clareamento é, em geral, uma pessoa que se preocupa com sua saúde bucal.
  • Resultados rápidos. O tratamento de clareamento dental requer entre três e quatro sessões, mas pode ser feito em uma única consulta. Ao contrário de muitos tratamentos odontológicos, os resultados do clareamento dental são muito rápidos.
  • Processo indolor. A maioria dos tratamentos dentários envolve algum desconforto para os pacientes, tanto na clínica como por vezes nos dias seguintes. O clareamento é um procedimento que não causa desconforto à pessoa que o recebe.

Conheça 8 tipos tratamentos para clarear os dentes

1. Clarear os dentes com LED

Consiste na aplicação de um gel clareador de peróxido altamente concentrado ativado por luz LED, que potencializa o clareamento. Isso resulta em resultados instantâneos . O tratamento é feito na própria consulta, numa sessão que dura cerca de 45-50 minutos . O número de sessões vai depender do tom dos dentes do paciente. E acima de tudo o tipo de  clareamento LED utilizado.
O dentista determinará com que frequência será aconselhável fazer um clareamento, esse período vai depender dos hábitos de vida, alimentação e dos cuidados que o paciente tem.

2. Cremes dentais branqueadores

Os cremes dentais branqueadores que podemos encontrar em qualquer loja ou supermercado não são realmente eficazes. Poucos cremes dentais clareadores realmente contêm agentes clareadores como o bicarbonato de sódio. A maioria tende a ser muito abrasiva, o que consegue remover as manchas externas e dar a impressão de que os dentes estão mais brancos. Mas tudo o que eles fazem é danificar o esmalte.

3. Clarear os dentes em casa

As talas permitem que um tratamento de clareamento dental seja feito na casa do paciente. Sobre essas talas é colocado gel clareador e elas devem ser usadas por cerca de quatro horas por dia, normalmente é colocado durante a noite. O tempo de tratamento será determinado pelo dentista, em média costumam ficar em torno de duas semanas.

4. Clareamento combinado

Os tratamentos citados costumam ser combinados: ou seja, a primeira parte do tratamento (clareamento com LED) é feita na própria clínica e a segunda (clareamento com talas) pode ser aplicada na casa do paciente, sempre sob supervisão do profissional. especialistas em odontologia. É o tratamento mais completo e onde é possível clarear vários tons, embora sempre dependa da cor do dente no ponto de partida.

5. Clareamento com pasta dente

O método mais popular usado pelos cremes dentais branqueadores de venda livre é adicionar abrasivos especiais que dão polimento ao esmalte. Esse método faz sentido, porque o creme dental convencional também usa uma abrasão suave para limpar os dentes. Com este método, você está basicamente esfregando as coisas que fazem seus dentes não parecerem tão brancos.

6. Clareamento enzimático

Você precisa de controle profissional. É realizado por meio de peroxidases, eles também carregam agentes de oxidação. Já há alguns anos temos aplicado em todos os casos, obtendo resultados muito bons.

7. Clareamento com facetas dentárias

As facetas dentárias são um tipo de tratamento de clareamento dental permanente .
Consistem em reconstruções estéticas feitas de finas lâminas de porcelana. São colocados na parte externa das peças dentárias e através de um adesivo especial para este fim.

A vantagem do uso de facetas dentárias é que, além de dar a tonalidade desejada aos dentes, também permite corrigir aquelas imperfeições dentárias que não podem ser eliminadas pelas técnicas convencionais: tamanhos ou formas irregulares de alguma peça, etc. O tratamento para clarear os dentes com facetas é recomendado em casos de manchas permanentes , como as tetraciclinas.

8. Clareamento interno

Este é um clareamento que é utilizado em situações específicas como a perda de cor de um dente por algum motivo. Em várias sessões, o tratamento é recebido na clínica para devolver a cor e combiná-la com os demais dentes.

Para manter os dentes brancos e saudáveis, aconselhamos que siga as seguintes orientações:

  • Escove os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador.
  • Use fio dental diariamente  para remover a placa entre os dentes e sob as gengivas.
  • Usar produtos que contenham flúor.
  • Evite cigarros.
  • Reduza o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate, refrigerantes e alguns frutos vermelhos.
  • Use enxaguatórios bucais clareadores.

É fundamental buscar a orientação de um dentista. Produtos adquiridos por conta própria podem danificar o esmalte e/ou causar problemas de sensibilidade ao calor e ao frio.