Razões pelas quais você não deve exagerar ao esfoliar a pele

Confira essas dicas de beleza para manter sua pele linda e saudável

Esfoliar a pele é um dos rituais de beleza mais comuns , porém passar o dia removendo as impurezas do rosto ou do corpo  não é tão saudável quanto pensamos . Vamos ver os prós e contras da esfoliação.

Quais são os benefícios de esfoliar a pele?

O maior benefício de esfoliar a pele é remover  as células mortas e renovar a derme . Por outro lado, é um ótimo método antienvelhecimento, pois ativa a circulação. Além disso, confere um aspecto melhor à pele e confere-lhe um toque mais suave ao rosto.

Serve também para « preparar a pele ». Por exemplo, no caso de querer eliminar a celulite do corpo , é necessário esfoliar a pele para que o produto penetre bem na pele e possa agir corretamente.

Como esfoliar a pele?

O primeiro passo é espalhar uma pequena quantidade do produto na palma da mão e massagear por todo o rosto, evitando a região dos olhos. A seguir, você terá que retirar o produto com bastante água , secar bem a pele e aplicar um bom hidratante . Para o corpo, será o mesmo procedimento, mas após o uso de um creme corporal.

Razões pelas quais você não deve exagerar ao esfoliar a pele

hiperpigmentação

Ou muito pelo contrário. Ao usar componentes químicos, a pele pode ficar excessivamente escura ou clara ao esfoliar a pele.

Irritação excessiva ou queimação

Esfoliar a pele pode até causar crostas irritantes se usado com muita frequência. A sensação de queimação ou picada é uma das consequências mais comuns da esfoliação excessiva.

Pele escamosa e descamada

Embora normalmente dure dois dias, os peelings profundos geralmente descamam a pele . O conselho do especialista é não removê-lo e, em vez disso, aplicar um tratamento tópico na pele danificada. Em casos graves, é recomendável ir ao médico e tomar um antibiótico.

Atenção contra o meio ambiente

A razão é que as pérolas esfoliantes, que contêm muitos cremes esfoliantes ou cosméticos, não são biodegradáveis . Essas pérolas vão parar nas caixas d’água que vão parar no estômago de alguns animais. Por este motivo, recomenda-se sempre a utilização de produtos biodegradáveis.