Existem sobremesas que possuem muita história por trás de seu preparo e o tronco de natal é uma delas. Embora a tradição de confeccioná-lo tenha sido adotada em muitos lares no Natal, é uma receita típica do nosso país vizinho, a França, onde é servida na noite de Natal .
O tronco de Natal é muito semelhante ao tradicional rocambole , muito mais típico do nosso país, e consiste numa folha de pão-de- ló genovês que se enche de mil formas diferentes, creme de chocolate , creme de torrone ou , como neste caso, de massa folhada. creme. Nesta receita, alguns flocos de chocolate decoram o baú. Verá que são muito fáceis de preparar, espalhe uma folha fina de chocolate sobre papel vegetal, enrole e deixe arrefecer. À medida que o papel é desenrolado, o chocolate se desfaz em pedaços e forma os flocos que dão ao tronco uma textura de casca de árvore.
Ingredientes
- 4 ovos
- 120 gramas de açúcar
- 120 gramas de farinha
- 1 pitada de sal
PARA O CREME DE CONFEITEIRO
- 500 mililitros de leite
- 125 gramas de açúcar
- 4 gemas
- 35 gramas de farinha de milho
- 1 ramo de baunilha
PARA DECORAR
- 200 gramas de fondant de chocolate preto
- 5 morangos
- Açúcar de confeiteiro
Como fazer um tronco de Natal com creme e flocos de chocolate
1. Bata os ovos com o açúcar
Cubra uma assadeira com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 170°. Parta os ovos para uma tigela e bata-os com o açúcar, com as varas eléctricas, até duplicarem o volume.
2. Abra a massa do tronco de natal
Adicione a farinha peneirada e o sal e bata levemente até incorporar. Despeje a massa no prato, dando-lhe uma forma retangular com uma espátula.
3. Asse a chapa
Asse 10-12 minutos. Retire do forno e coloque o bolo sobre um pano ligeiramente humedecido em água, com o papel vegetal virado para cima.
4. Enrole para dar forma
Retire o papel com cuidado e enrole o bolo com o pano, de forma que fique no formato de um rolinho e, ao desenrolá-lo para rechear, não quebre.
5. Aqueça o leite com a baunilha
Aqueça o leite com a baunilha. Quando começar a ferver, retire do fogo e deixe em infusão por alguns minutos. Retire a baunilha.
6. Misture os ingredientes
Bata o açúcar, o amido de milho e os ovos em uma tigela com uma batedeira até ficar homogêneo. Despeje o leite nesta mistura, aos poucos, até incorporar.
7. Engrosse o creme
Leve ao fogo e cozinhe, mexendo, até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e cubra com película aderente.
8. Encha o prato
Desenrole a forma de pão de ló, cubra com o creme frio (reserve um pouco para cobertura) e enrole novamente. Corte um pedaço e prenda de um lado, como se fosse um galho. Reserve na geladeira.
9. Decore o tronco de Natal
Derreta o chocolate para a decoração e espalhe em uma camada fina sobre papel manteiga. Enrole e deixe na geladeira por ½ hora. Desenrole para obter os flocos e decore o tronco com eles. Adicione alguns morangos ao meio e sirva frio.
Truques para um creme de confeiteiro perfeito
- Na hora de infundir o leite, ao ver que começa a ferver, retire rapidamente o recipiente da fonte de calor. Deixe tampado por alguns minutos para que fique bem impregnado com o sabor dos temperos e abaixe um pouco a temperatura.
- Bata bem os ovos com o açúcar e a maizena, deve ficar uma mistura bem integrada e fofa.
- Assim que levar o creme de volta ao fogo, não pare de mexer, principalmente quando começar a engrossar, para evitar grumos.
- Na hora de esfriar, lembre-se que é importante cobri-lo com um plástico filme, ou seja, que fique em contato com a superfície do creme. Qualquer ar deixado formará uma crosta desagradável.