Novo concurso do INSS bate Record de inscritos: veja datas

O certame foi autorizado pela Portaria SEDGG/ME Nº 5.315, publicada no Diário Oficial da União.

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) está com um novo concurso público em andamento em todo o país para provimento de 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social.

O certame foi autorizado pela Portaria SEDGG/ME Nº 5.315, publicada no Diário Oficial da União.

Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país.

O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Com vencimentos que podem chegar a até R$ 5.905,79, o tão esperado concurso do INSS tem 1.023.494 pessoas na disputa por uma das mil vagas oferecidas. A listagem completa com o total de inscritos por local de prova pode ser vista aqui.

Quem se candidatou a uma das vagas precisa, agora, focar nos estudos e ficar atento às próximas etapas da seleção. Confira as datas:

  • 16/11/2022 – Divulgação do edital para consulta aos locais de prova.
  • 27/11/2022 – Aplicação das provas objetivas.
  • 29/11 a 22/12/2022 – Divulgação da consulta individual aos gabaritos preliminares das provas objetivas.
  • 22/12/2022 – Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos e do resultado final nas provas objetiva.

 A segunda etapa, que é o curso de formação, deve começar ainda no primeiro bimestre de 2023.  Para ter acesso a todas as informações atualizadas sobre o concurso do INSS, consulte regularmente o site da Cebraspe.

Os candidatos nomeados do Concurso Público estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações). As lotações serão feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à Gerência Executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer.

Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.