Croquetes de frango assado: receita fácil para aproveitar as sobras

Cremoso, carregado de pedaços e cheio de sabor, assim são os croquetes

Cremoso, carregado de pedaços e cheio de sabor, assim são os croquetes de frango assado, uma receita deliciosa e fácil de fazer. O que vamos ensinar hoje são croquetes de frango assado, uma daquelas que se usamos o que temos pronto, portanto, não precisa assar um frango em casa especificamente para esse fim, mas que é mais uma ideia que se soma a muitas que podemos fazer como a torta de frango e legumes ou os bolinhos de frango e passas.

Estamos falando de alguns croquetes de frango, onde além da carne, usaremos os restos de seus caldos, realçando assim seu sabor de carne de frango e reduzindo a presença de laticínios. Ao roux, portanto, adicionaremos, além do leite, o suco que o frango libera ao assar.

Da mesma forma, e dependendo do gosto, podemos adicionar ao molho, creme líquido (além do leite, em substituição parcial, nunca total) e cebola escalfada. O croquete perfeito será aquele com um interior cremoso e uma massa mais fina do que grossa, mas acima de tudo crocante.

São um magnífico prato principal, ou aperitivo, que também deve ser apreciado por qualquer pessoa, pelo que pode sempre optar por uma versão sem lactose ou sem glúten. Experimente estes croquetes de frango assado

Ingredientes:

  • Sobras de frango assado, 200 g
  • Farinha, 75 g
  • Manteiga, 90g
  • Leite integral, 1 litro
  • Sal, c/s
  • Restos de suco de frango bem reduzidos, 100 ml
  • Pimenta branca moída, 1/2 colher de chá
  • Ovos, 4 unidades
  • Pão ralado, 200g
  • Farinha panko, 100 g
  • Azeite para fritar, abundante

Como preparar os croquetes de frango assado:

Aqueça ligeiramente os restos de frango assado que temos, para que seja mais fácil esfarelar. Retire a pele e retire-a, não precisaremos dela, e desosse com paciência e cuidado. Quando tivermos toda a carne desossada, será hora de cortá-la finamente com a ajuda de uma faca.

Queremos que os croquetes não fiquem com pedaços muito grossos. Reserve os sucos que conseguimos reter do frango assado. Derreta a manteiga em uma panela, adicione a farinha e mexa em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até que a farinha cozinhe e perca o sabor cru.

Não será necessário dourar a farinha, então isso deve ser feito sempre em fogo muito baixo. Em seguida, incorpore os sucos de frango que reservamos e também o leite integral. Podemos até adicionar o leite ao recipiente onde estão os sucos para que se misturem com o leite.

Aumente o fogo e cozinhe sem parar de mexer com as varetas por cerca de 15 minutos em fogo alegre, até vermos que o molho toma consistência. Em seguida, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione o sal e a pimenta e por último o frango picado e misture bem.

Despeje o molho de frango em um recipiente, filme em contato e deixe esfriar completamente durante a noite. Para formar os croquetes, unte levemente as mãos e faça bolinhas com a massa. Deixe-os em um recipiente onde já teremos batido os ovos.

O melhor é colocar todos os croquetes que couberem ali. Em seguida, dance os croquetes no ovo para que fiquem bem impregnados e, agora um a um, passe-os pela farinha de rosca misturada com o panko. Aqueça bastante azeite em uma panela, não deve estar muito quente ou muito frio.

Precisamos de uma temperatura média para que os croquetes dourem, mas também aqueçam por dentro e, assim, o molho fique muito cremoso. Frite até dourar e retire para um prato com papel absorvente para perder o excesso de gordura.