Dicas para economizar gás na cozinha

Confira as dicas e seu bolso vai agradecer

No Brasil e em muitas partes do mundo, as cozinhas com carvão, madeira ou algum outro tipo de fogo permaneceram no passado. Quase todos são a gás e, embora sejam mais práticos, são um pouco caros porque o preço do gás vem aumentando. Para que você economize e não desperdice, ensinamos como economizar gás na cozinha.

Você deve saber que o gás é uma mistura de hidrocarbonetos simples, é composto principalmente de metano, podendo ser classificado em gás associado e não associado; o primeiro é extraído junto com o petróleo bruto e contém grande quantidade de hidrocarbonetos como etano, propano, butano e nafta; o segundo é o encontrado em jazidas que não contêm petróleo bruto.

O gás natural seco é o usado principalmente em casa, este tipo de gás contém uma quantidade menor de hidrocarbonetos pesados. O gás natural seco é utilizado no transporte veicular, aquecedores, fogões, ar condicionado, fornos, aquecedores, etc.

Como economizar gás na cozinha?

Sabemos que o preço do gás é muito flutuante, alguns dias diminui, mas outros (a maioria) aumenta e isso é um grande impacto para nossa economia, por isso explicamos como economizar gás na cozinha.

Preste atenção no fogo

A cor do fogo pode dar sinais de impurezas acumuladas nos bocais do seu forno e fogão. A tonalidade da chama deve ser azul, se notar que ela está alaranjada ou amarelada, deve haver algum entupimento que pode te impossibilitar na hora de economizar. Limpe os bocais e, no caso das cores diferentes permanecerem, procure assistência técnica.

Limpe seu fogão

A limpeza da cozinha e dos orifícios dos queimadores é essencial para economizar gás, desta forma os queimadores ficarão livres de qualquer tipo de obstrução, assim o custo e a combustão do gás serão muito menores.

Use aço inoxidável

Panelas de barro e ferro são bons condutores de calor, mas demoram muito para aquecer, o aço inoxidável é um dos melhores condutores e você economizará muito tempo. Você também pode usar panelas ou potes de cobre, assim como o aço inoxidável é um excelente condutor de calor.

Tampe as panelas

Quando estiver cozinhando, isso ajudará a concentrar muito mais o calor e o processo de cozimento será mais rápido e o gasto de gás será menor. Uma dica para conseguir economizar o gás, é usar a tampa do tamanho exato da panela, assim o alimento irá cozinhar mais rápido.

Em outras palavras, quando você usa uma tampa maior ou menor que o diâmetro do recipiente que vai ao fogo, o calor não se dispersa, os alimentos não cozinham rápido e você acaba gastando menos gás.

Organize os ingrediente e a cozinha

Sabia que deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada, pode te ajudar se você quer economizar gás de cozinha?

É isso mesmo. Se você costuma ligar o fogão antes mesmo de liberar a sua área de trabalho e de separar os ingredientes que vai precisar, provavelmente, você está perdendo tempo e gastando gás à toa.

Deixar algo dourando ou refogando, enquanto se faz outra coisa, pode não só fazer com que a receita passe do ponto, como você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade. Por isso, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

Pré-cozinhe certos alimentos

Uma boa dica é que você pré-cozinhe alguns alimentos e depois armazenar em pequenas porções é um ótimo método para poupar tempo e gás de cozinha, principalmente se estivermos falando daquelas combinações que estão sempre no seu cardápio como, arroz, feijão, macarrão, legumes, entre outros. Há ainda hábitos na cozinha que podem diminuir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de levá-lo à panela de pressão.

Se você tem o costume de preparar sempre pratos que possuem os mesmos alimentos, talvez seja interessante cozinhar de uma só vez em grande quantidade e congelá-los nas porções ideais para o seu consumo e da sua família. Desta forma, você economiza e só precisa finalizar no dia que for levar à mesa.

Pré-aqueça o forno

Pré-aquecer o forno faz toda a diferença, tanto na hora de assar um alimento, quanto na economia do gás de cozinha. Por mais que o forno esteja vazio, essa etapa do cozimento é necessária para preparar o cozimento de bolos, carnes e legumes, fazendo com que o calor seja previamente distribuído em todo o forno e que eles fiquem na mesma temperatura, do início ao final do preparo.

Então, se a receita pedir um pré-aquecimento, não ignore e siga o tempo e a temperatura à risca!

Planeje o uso do forno

Uma boa ideia é cozinhar pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura para cozinhá-los juntos. Talvez a sobremesa e o prato principal indo ao forno juntos, sempre tomando cuidado com os diferentes tempos de cozimento.

Cheque o seu gás

Se na sua casa você tem um botijão, o processo de checagem é bem simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno. Além de te ajudar na economia, evita acidentes.

Em apartamentos com gás encanado, vale checar com o síndico se há manutenções agendadas. Vale ficar atento também às condições e validade da mangueira que liga o gás encanado ao fogão, para se certificar se estão em perfeitas condições.

Com as nossas dicas você vai conseguir economizar ainda mais gás de cozinha, mas quando falamos sobre esse assunto precisamos tomar cuidado se há o escape de gás do botijão ou da mangueira. Caso haja, confira o nosso post sobre vazamento de gás pra você saber o que fazer quando isso acontecer.

Você já sabe como economizar gás na cozinha, aplicando essas dicas incríveis, o consumo de gás será muito menor e se refletirá no seu bolso.