É importante que a pessoa tenha clareza se o cabelo está seco ou oleoso e assim poder preparar esse gel caseiro e eficaz para hidratar. Para mulheres e homens, ter um cabelo saudável é muito importante e, por isso, existem algumas vitaminas essenciais para o seu cuidado.
Vitaminas como tiamina ou vitamina B1, vitamina B2 ou riboflavina, vitamina B3 ou niacina, vitamina B5 ou ácido pantotênico, vitamina B6 ou também conhecido como piridoxina, vitamina B7 ou biotina, vitamina B9 ou ácido fólico, ou B12 ou cobalamina.
Além disso, para cuidar e proteger o cabelo e deixá-lo natural, os especialistas recomendam a aplicação de máscaras para hidratá-lo e reconstruí-lo. Porém, antes de fazer isso, é importante que a pessoa tenha clareza se seu cabelo é seco ou oleoso para saber qual máscara aplicar. Se você não sabe, você pode consultar um especialista.
Gel com óleo de coco e aloe vera para hidratar o cabelo
Por exemplo, revelamos este gel de óleo de coco e aloe vera e para preparar e hidratar, cinco colheres de gel de aloe vera devem ser misturadas com três colheres de óleo de coco.
Posteriormente, quando se atingir uma mistura homogênea, deve-se aplicar em todo o cabelo e realizar suaves massagens circulares no couro cabeludo. Depois, a máscara é deixada por 15 minutos e enxaguada.
Máscaras caseiras auxiliares
Na mesma linha, listamos outras máscaras naturais para manter o cabelo saudável, como misturar uma cenoura (de preferência em purê), uma colher de óleo de coco e duas colheres de mel. Posteriormente, quando os ingredientes estiverem integrados, é aplicado nos cabelos do meio às pontas, deixado agir por 25 minutos e removido com água fria.
Outra recomendação é misturar um abacate, duas colheres de gel de aloe vera e meia lata de cerveja sem álcool. Em seguida, é aplicado no cabelo de comprimento médio, deixando agir por 20 minutos. Finalmente, a máscara é removida com a cerveja restante e depois enxaguada normalmente.
A última máscara é com ovo e deve ser misturada: um ovo, uma banana e três colheres de iogurte. Em seguida, é aplicado do meio para as pontas, deixado por 20 minutos e removido.
Da mesma forma, para ter um cabelo saudável não é preciso lavá-lo com tanta frequência, pois a água e os produtos de limpeza retiram do cabelo os óleos naturais que o ajudam a manter a hidratação. Consequentemente, recomenda-se lavá-lo a cada dois ou três dias.
Além disso, o mais aconselhável é usar água morna, que não ultrapasse os 36ºC e terminar de lavar com água fria, para fechar e selar as cutículas e assim conseguir mais brilho.
Também é importante destacar que o couro cabeludo deve ser lavado e mantido limpo, pois é a base do cabelo , sobre o qual ele crescerá saudável e forte. Um couro cabeludo sujo pode promover queda de cabelo e perda de densidade e volume.
Em relação à secagem, os especialistas recomendam que o cabelo nunca seja esfregado quando estiver molhado, pois é muito mais sensível e propenso à quebra; além disso, a cutícula se abre e enrola. O ideal é usar uma toalha de microfibra e enrole o cabelo para que ele absorva a umidade.
Por outro lado, também recomendamos proteger os cabelos da luz solar e de outras fontes de luz ultravioleta, que afetam as propriedades elásticas dos cabelos. Além disso, ressecam os cabelos e alteram a melanina.