Dicas para prevenir o envelhecimento do cabelo e revitalizá-lo

Confira o que fazer para evitar o envelhecimento do cabelo

Veja dicas para prevenir o envelhecimento do cabelo e revitalizá-lo. Com atitudes simples você pode ter cabelos saudáveis sempre.

Sempre se acredita que quando se fala em envelhecimento capilar estamos falando de cabelos grisalhos e esse não é o caso. Independentemente da idade, o cabelo geralmente mostra sinais de envelhecimento. Como perceber isso? E, mais importante, como combatê-lo?

A seguir trazemos dicas de cabelereiro sobre os fatores que fazem o nosso cabelo envelhecer, como podemos evitar que isso aconteça e, se acontecer, como rejuvenescê-lo.

A primeira coisa a saber é que um dos principais sintomas que vamos notar nos cabelos envelhecidos é a perda de volume. À primeira vista, parece mais fino, seco, quebradiço e sem brilho. Isso pode ser devido a diferentes fatores:

Internos: têm a ver com o estado de nossa saúde, como problemas de tireoide, possibilidades de anemia, falta de vitaminas, estresse, alterações biológicas ou hormonais, entre outros.

Externo: exposição ao sol, ao calor, ao mar, ao cloro da piscina, ao uso de ferramentas térmicas como o ferro ou o secador, pois se usados ​​incorretamente podem favorecer o envelhecimento do cabelo desidratando-o.

Os especialistas detalham que o cabelo pode envelhecer além da nossa idade biológica devido às causas mencionadas. Podemos ver meninas de 15 anos com cabelos completamente envelhecidos devido ao uso indevido da chapinha.

De acordo com alguns profissionais  o cabelo cresce pelo menos um centímetro por mês, portanto, um cabelo de 60 cm precisa de cuidados especiais para que fique saudável.

Dicas para prevenir o envelhecimento do cabelo

  1. Tenha uma boa técnica de escovação para desembaraçar, sempre começando das pontas para cima para não cortar o cabelo assim.
  2. Use produtos que tenham filtro UV para que o sol não estrague e desidrate nosso cabelo. Você pode optar pelo uso de toucas e lenços para protegê-la (além disso, isso levanta o visual).
  3. Faça uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e queratina.
  4. Use protetores térmicos ao usar um secador, chapinha ou babyliss.
  5. Use produtos de muito boa qualidade ao tingir e clarear.
  6. Escolha produtos adequados de acordo com o tipo de cabelo que temos.
  7. Quando se trata de cuidados com os cabelos, é fundamental recorrer a um profissional para realizar um diagnóstico personalizado e, assim, obter os melhores resultados, pois cada um tem suas particularidades e necessidades.