Dicas de especialista para combater o cabelo oleoso

Veja o que fazer para se livrar da oleosidade excessiva

Embora nosso couro cabeludo gere óleos para manter nossos cabelos saudáveis, muitas vezes, por diferentes motivos, pode gerar um excesso de sebo, resultando em cabelos oleosos. As causas podem ser múltiplas como alterações hormonais, estresse, passar por uma gravidez, a ingestão de algum medicamento, o que pode gerar maior sensibilidade das glândulas sebáceas.

Em entrevista ao MDZOL, portal especializado em beleza feminina a cabeleireira Romina Martínez Lagos, cabeleireira, colorista e estilista da ZOE, para explicou por que alguns cabelos são mais oleosos que outros e quais cuidados ou precauções podemos tomar para evitar que nosso cabelo fique assim.

Dicas de especialista para combater o cabelo oleoso

Em primeiro lugar, Romina nos explica que existem couros cabeludos mais oleosos que outros, isso tem a ver com o tipo de pele de cada pessoa ou com seu tipo de cabelo. Normalmente, as mulheres que têm cabelos lisos e muito finos aderem mais ao couro cabeludo, tornando-o sujo e oleoso mais rapidamente do que outras que têm mais cabelos ou com textura diferente.

A especialista comentou ainda que os cabeleireiros podem fazer um tratamento detox para o couro cabeludo, que consiste em lavá-lo com um xampu de carvão ativado, uma máscara descongestionante que o aliviará e o limpará completamente, varrendo toda aquela gordura. Se quisermos uma solução natural para combater a oleosidade, o cabeleireiro recomenda diluir um pouco de suco de limão ou aloe vera em água e enxaguar.

A cabeleireira recomenda lavar o cabelo dia sim, dia não, pois quanto mais lavamos, mais oleosidade vamos adquirir, pois quanto mais ativamos as glândulas sebáceas. “A técnica de lavagem é fundamental. A temperatura da água deve ser morna, de morna a fria, evitando esfregar com força ou coçar com as unhas. Devemos fazer uma massagem suave”, explicou Romina.

Os produtos para cabelos oleosos recomendados por nossa entrevistada são xampus neutros sem silicones ou sulfatos, o mais naturais possível. Eles podem conter ingredientes naturais, como camomila, alecrim, carvão ativado. Outra opção são os xampus sólidos que recentemente ganharam destaque no mercado e funcionam muito bem para cabelos oleosos. Para o condicionador, Romina recomenda um creme leve e ácido que não deposite mais óleo.

Dica bônus!

A profissional recomenda que após finalizar a lavagem com shampoo e condicionador, antes de secar, aplique um leave-in que hidrate as pontas, já que normalmente em mulheres com essa condição, a gordura se acumula na parte superior e os comprimentos e pontas tendem a permanecer ressecados por todos os produtos que aplicamos para evitar a oleosidade.

De acordo com o MDZOL, Romina acrescenta que é preciso destacar a importância da oleosidade do couro cabeludo, pois ela o hidrata e o mantém protegido. Só deve ser tratado em casos muito extremos.

Lembre-se que todas as informações que lhe damos são um guia caso tenha dúvidas. Se você está confiante e confortável com o estilo de seu cabelo sem aderir a essa regra, você atingiu a marca, sem receita!