Creme de abóbora assada ao curry

Uma receita fácil e deliciosa que vai conquistar todos

A grande vantagem de assar a abóbora antes para fazer um creme é o sabor espetacular que vamos conseguir. Você notará que difere muito de quando simplesmente cozinhamos, além de ter uma textura um pouco mais macia. A desvantagem é que vamos ter que usar um caldo de legumes para esmagá-lo e torná-lo mais um creme do que um purê. Mas não é nada muito complicado de resolver.

Esta receita de creme de abóbora assada ao curry tem dois outros pontos que fazem a diferença em relação aos outros cremes vegetais. A primeira é que colocamos curry nele. Esta mistura de especiarias geralmente é feita com açafrão, cominho, canela, gengibre, noz-moscada, cravo, etc. Dá-lhe um toque muito especial que transforma completamente este prato tão típico dos jantares de outono em algo muito mais apetitoso e exótico.

O outro ponto forte são as amêndoas torradas. Você sempre tem que adicionar um elemento crocante a um creme e, sem dúvida, este é o que funciona melhor para esta preparação em particular. Um pouco de gergelim também é adicionado como cobertura, que também dá um toque crocante, e a parte verde da cebolinha picada, que proporciona frescor e um toque picante irresistível.

Ingredientes

  • 1 quilo de abóbora
  • 2 cebolinhas
  • Azeite de oliva
  • 3 dentes de alho
  • 300 mililitros de caldo de legumes
  • 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
  • 2 colheres de chá de sementes de gergelim
  • Curry
  • Sal

Como fazer o creme de abóbora assada ao curry

Asse a abóbora

Descasque a abóbora e retire as sementes e os fios. Corte a polpa em cubos e coloque-os na placa do forno, juntamente com os alhos lavados e com casca e as cebolinhas limpas e lavadas. Regue com um fio de azeite e asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 200º. Retire e deixe esfriar.

Corte a cebola e o alho

Corte a parte verde mais tenra das cebolinhas em rodelas e reserve-as para a decoração. Pique o restante e descasque o alho. Misture ambos com a abóbora até obter um purê. Adicione o caldo quente e 1 colher de chá de curry e cozinhe por 10 minutos.

Torre as amêndoas

Torre as amêndoas sem óleo. Retire-os e tempere-os com algumas gotas de azeite e uma pitada de sal. Sirva o creme quente polvilhado com as amêndoas, os anéis de cebolinha reservados e o gergelim.

Dicas:

  • Ao cozinhar a abóbora diretamente no forno, perdemos a oportunidade de gerar um caldo no qual vale a pena esmagar. No entanto, basta fazer um caldo com outros ingredientes. Você pode incorporar as cascas de abóbora bem limpas e outros restos vegetais que você tem na geladeira ou que você precisará fazer um purê ou outras preparações. 
  • Adicione um alho-poró, umas cenouras, uma cebola, um nabo… e deixe cozinhar enquanto cozinha a abóbora. Adicione um pouco de sal e coe antes de usá-lo para o creme. Adicione aos poucos e se sobrar pode congelar para a próxima vez que fizer esta receita.
  • Asse também uma maçã descascada e sem caroço junto com a abóbora e adicione-a ao creme. Dá-lhe um toque doce espetacular.