Não jogue fora mais o óleo de cozinha utilizado, saiba como reciclar e dar um novo formato útil a ele de forma fácil, aprenda. Os resíduos que geramos abrangem todas as áreas: lazer, trabalho, higiene pessoal, culinária… Neste último caso, entre os produtos de cozinha que utilizamos e altamente poluentes, está o óleo de cozinha, que será importante saber como reciclar.
Se vamos jogá-lo fora, temos que fazê-lo da maneira certa para que possa ser reciclado nas fábricas dedicadas a ele, mas você também pode reciclá-lo para outros processos. Hoje explicamos como reciclar óleo de cozinha e incentivamos você a colocar em prática alguns desses projetos de bricolage.
Como reciclar óleo de cozinha?
Antes de mais nada, lembremos que, uma vez que tenhamos usado o óleo alimentar, não devemos jogá-lo no ralo ou na pia, pois além de poder estragar e entupir os canos, ele acaba nos mares, rios e lagos.
Um litro de óleo pode contaminar até 1.000 litros de água, então essa informação deve ser suficiente para pensarmos duas vezes antes de despejá-lo na pia ou vaso sanitário.
O mais conveniente é ter um recipiente com tampa na cozinha para despejar o óleo de cozinha que usamos para fritar. Quando o recipiente estiver cheio, basta levá-lo a um ponto limpo onde é coletado. Localize em sua cidade os recipientes especiais para coleta de óleo usado que estão disponíveis em ruas, praças, mercados, supermercados ou shopping centers.
Esses pontos de coleta podem ser habilitados por órgãos municipais, lojas de alimentos ou comunidades de bairro, alguns dos quais os incluem nas instalações prediais, como garagens.
Esse óleo é reciclado para transformá-lo em combustíveis como o biodiesel, além de vernizes , ceras industriais, detergentes e sabões, de modo que, além de não poluir o meio ambiente, com essa reciclagem também contribuiremos para a economia de energia.
Fabricar velas
Outra opção para reciclar o óleo de cozinha que vamos jogar fora é a fabricação de velas ecológicas. Você precisará de algum óleo ou essência que forneça um cheiro bom, como sândalo, eucalipto ou lavanda, além de estearina e um fio de algodão.
Lembre-se de selecionar um bom recipiente para inserir a vela. E lembre-se que você pode aproveitar para reciclar potes e potes de vidro como mais um projeto DIY.