Bombas caseiras de nutella: uma receita irresistível para sobremesa

Esse doce de nutella vai ser perfeito para sobremesa nesse feriado

Esse doce de nutella vai ser perfeito para sobremesa nesse feriado, não deixe de fazer para família ou amigos estas deliciosas bombas caseiras. Quem não gosta de um bom doce de nutella? Isso deve ser pelo menos pecado mortal, só de pensar você já deve se animar. Garantimos que estas bombas de Nutella são uma verdadeira delícia, fofinhas e com uma surpresa por dentro, também podem ser decoradas por fora tornando-as mais divertidas.

Acho que aos poucos você descobre que a Nutella é um dos ingredientes que as pessoas mais gostam de incluir nas receitas caseiras de doces, é tão cremosa e com aquele gostinho delicioso de avelã. E agora sim, antes que você precise colocar um babador, vamos à receita. Se você está de dieta, nem olhe para as fotos, elas engordam!

Ingredientes:

para decoração:

  • 250 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 4 colheres de água
  • 1 gota de corante alimentício (opcional)
  • Avelãs picadas

para as bombas:

  • 250 ml de leite
  • 100 g de manteiga
  • 150 g de farinha de trigo
  • 5 g de sal
  • Cinco colheres de açúcar
  • 4 ovos Inteiro
  • 1 pacote de fermento biológico

Modo de preparo das bombas caseiras de nutella:

Aqueça o leite em uma panela até ficar morno, quando atingir uma temperatura boa, despeje em uma tigela e adicione o fermento fresco esfarelado, a pitada de sal e as duas colheres de açúcar. Mexa até que tudo se dissolva e deixe descansar enquanto fazemos o próximo passo.

Peneire a farinha para um recipiente grande, adicione a manteiga fria cortada em cubos pequenos e misture com as mãos até obter uma mistura, depois adicione o açúcar e misture novamente.

Uma vez obtida uma mistura mais ou menos homogênea de farinha, manteiga e açúcar, fazemos um buraco no centro onde vamos adicionar a mistura que deixamos descansando anteriormente e os três ovos levemente batidos, adicionamos também nesta etapa a canela e essência de baunilha.

Amassamos por um longo tempo até obter uma massa elástica que praticamente não é pegajosa. Deixe a massa descansar em uma tigela coberta com filme plástico por aproximadamente 45 minutos, isso dobrará de tamanho. Em uma superfície enfarinhada, sove novamente por aproximadamente 5-10 minutos.

Após este último amassar, estará pronto para começarmos a moldar nossas bombas. Agora esticamos a massa com um rolo ou simplesmente, se não a tivermos, com a ajuda das mãos, devemos atingir uma espessura de aproximadamente 1-2 cm, a intenção é que sejam todas o mais semelhantes possível.

Uma vez que temos a massa esticada, cortamos círculos de cerca de 7-8 cm, pessoalmente não tinha cortador e usei um copo previamente untado com óleo. Assim que tivermos todas as nossas bombas prontas, deixamos descansar novamente por 30-40 minutos para fazer uma segunda subida e assim obter uma textura ainda mais esponjosa.

Em seguida aquecemos o óleo de girassol, usei uma panela para que tenha mais profundidade e a bomba fique bem submersa. Nesse ponto você tem que ter cuidado e é melhor fazer testes, devemos colocar o óleo a uma boa temperatura para que a bomba seja fritando aos poucos e não queime por fora deixando cru por dentro.

Eu recomendo colocar em fogo baixo e experimentar com um pedaço de massa, a bomba deve ser frita por 3-4 minutos de cada lado, devemos retirá-la do óleo quando começar a dourar e o centro inchar. Quando as retirarmos do fogo, deixe-as em papel absorvente para retirar todo o excesso de óleo da fritura.

Repetimos o processo com todas as bombas que saíram, por volta de 20-22. Se queremos menos quantidade podemos sempre dividir os ingredientes por dois, neste caso foi ótimo para mim porque estava indo para uma reunião.

Quando as bombas estiverem quentes, é hora de recheá-las, para isso usamos um saco de confeitar e um bico pequeno, usei o Wilton 104. Enchemos a manga com a Nutella, introduzimos o bico pela lateral da bomba e pressionamos.

Tenha cuidado para não encher muito porque a bomba pode explodir, você tem que ser generoso, mas tenha cuidado, perceberemos perfeitamente como ela acende e saberemos quando parar. Depois de ter todas as bombas de Nutella recheadas, é hora de pincelar e decorar.

Para a calda, misture o açúcar de confeiteiro com a água e o corante, misture tudo bem até ficar líquido o suficiente para poder banhar bem as bombas mas sem exagerar (neste caso foi minha primeira calda e não é a melhor exemplo, eu deveria ter deixado menos líquido para a rosquinha rosa ficar).

Eu adicionei corante rosa para dar um toque, mas é opcional, se você não adicionar, vai deixar uma cobertura clarinha. Depois que a bomba estiver vitrificada, podemos decorar o topo com granulado, pedaços de avelã picados (o que é ótimo para o recheio de Nutella) ou o que vier à mente.

É importante colocar a “decoração” antes que a cobertura seque para que ela “grude” na rosquinha. Agora sim, pronto para pecar? Porque não me diga que isso não deveria ser um pecado. Aproveite suas Bombas caseiras de nutella!