Expectorante natural: benefícios e remédios caseiros com cebola

Hipócrates prescreveu-o como diurético, para curar feridas e tratar pneumonia

Hipócrates prescreveu como diurético, para curar feridas e tratar pneumonia, conheça mais benefícios e os melhores remédios caseiros com cebola.

Conhecida desde tempos imemoriais, a cebola não é apenas um ingrediente básico em nossa cozinha, mas também um excelente remédio natural.

A história da cebola é interessante, vem da Ásia e foi considerada quase um talismã pelos egípcios, que atribuíram a ela o alívio de inúmeras doenças. Além disso, era muito apreciado pelos gregos e romanos.

Segundo a revista Body and Mind, o grande médico Hipócrates o prescreveu como diurético, para curar feridas e tratar pneumonia. A medicina tradicional chinesa o recomendou especialmente para doenças respiratórias.

Como alimento, seu uso foi muito difundido durante a Idade Média e hoje, a cebola é a terceira hortaliça mais colhida depois do tomate e da batata, e é cultivada e utilizada em todo o mundo.

Propriedades e Benefícios da Cebola

É constituído principalmente por água (89%), os hidratos de carbono são o seu nutriente mais abundante e apenas fornece proteínas (1,2%) ou gorduras (0,2%).

Quanto às vitaminas e minerais, possui vitamina C (9 mg/100 g), potássio (300 mg), cálcio (32 mg) e fósforo (44 mg).

Possui uma alta porcentagem do elemento traço cromo e pequenas quantidades de enxofre, bromo, cobalto, cobre, magnésio, silício e zinco. Também é muito rico em fitoquímicos, entre os quais se destaca o flavonóide quercetina.

E como benefícios:

  • É um vegetal saudável para o coração, pois previne a agregação plaquetária e a formação de trombos, além de colesterol e triglicerídeos elevados.
  • É diurético e ajuda em casos de edema, hipertensão e pernas pesadas.
  • É um alimento probiótico, rico em fruto-oligossacarídeos, probióticos que estimulam o crescimento de bifidobactérias no intestino e inibem o desenvolvimento de bactérias patogênicas.
  • Previne a fermentação intestinal, a presença de parasitas e fungos e a constipação. Alivia a digestão pesada e flatulência.
  • A cebola possui propriedades antissépticas e mucolíticas dos componentes do enxofre, juntamente com a ação anti-inflamatória da quercetina, tornando-a eficaz contra problemas respiratórios como resfriados, bronquite e asma.

Remédios caseiros com cebola para tosse

Esses três remédios não são o principal remédio para aliviar a tosse. Ir ao médico é recomendado para tratar qualquer doença respiratória, mas as cebolas são muito eficazes e aqui mostramos como prepará-las:

Chá de cebola e alho

Uma bebida quente de cebola e alho pode ser calmante quando a tosse é causada por doenças comuns, como um resfriado. Como a cebola, o alho demonstrou ter efeitos antibacterianos e antivirais.

Ferva 2 xícaras de água, adicione o alho cru e ½ cebola picada. Quando a água estiver pronta, retire e despeje em uma jarra junto com os dois ingredientes picados. Deixe descansar por 20 minutos e coe. Recomenda-se beber uma xícara de manhã e outra antes de dormir.

Calda de cebola e mel

O mel possui ações antimicrobianas que demonstraram eficácia contra microrganismos como Staphylococcus aureus e Streptococcus faecalis.

Além disso, é um alimento que fornece carboidratos, aminoácidos livres, vitaminas, oligoelementos e flavonóides e combinado com a cebola é um poderoso remédio caseiro para acalmar a tosse.

Pique uma cebola em fatias finas e coloque-a em uma jarra de vidro. Cubra com as quatro colheres de mel e deixe descansar por 10 ou 12 horas. Consuma duas ou três colheres de sopa de xarope por dia.

Suco de cebola e limão contra a tosse

Esta preparação é rica em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a reduzir a tosse e chiado no peito em fumantes.

Passe ½ cebola por um espremedor e, em seguida, misture o líquido com o suco de meio limão. Tome duas colheres de sopa do suco a cada três horas.