Golpe com o décimo terceiro do INSS pega aposentados desinformados. Está cada vez mais próximo o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do INSS em 2022.
Em anos anteriores a pandemia, o 13º salário era sempre antecipado para liberação em junho. Contudo, em 2022 os depósitos serão antecipados para abril e maio, primeira e segunda parcela, respectivamente.
Golpe com o décimo terceiro (13°) do INSS
Sendo assim, os golpistas se aproveitam destas modificações para fazer contato com os beneficiários do INSS e oferecem um adiantamento de dinheiro através do pagamento de uma taxa.
Os criminosos se passam por atendente de uma financeira e solicitam informações pessoais e cópia dos documentos para liberar o procedimento.
O segurado que recebe a oferta paga a taxa e envia os dados solicitados, entretanto não recebe o dinheiro prometido.
Veja algumas dicas do INSS para não cair em golpes
- Concentre todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma gov.br.
- Jamais compartilhar login e senha.
- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda à solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- Quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique os órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Caso o cidadão receba alguma notificação, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações.