Atum empanado caseiro: uma receita deliciosa para seu almoço

Essa receita é a queridinha para quem gosta de peixe

Essa receita é a queridinha para quem gosta de peixe, além de fácil de fazer, o atum empanado caseiro é saboroso. Uma receita que adoramos em casa, e sei que vocês também vão amar. A primeira coisa é preparar farinha de rosca, e você pode perguntar, não seria mais fácil e rápido usar uma farinha já pronta? Você até pode usar se preferir.

Mas fazendo a sua, é possível ajustar os temperos a gosto e as migalhas de pão torradas proporcionam um grau de crocância significante.

Fazendo sua farinha de rosca (opcional)

Para fazer a farinha de rosca, colocamos os pãezinhos, alho, pimenta preta, salsa e sal no processador de alimentos, damos alguns minutos e pronto.

A quantidade dos ingredientes pode variar a gosto, dependendo das suas preferências, mas com essas quantidades acho que se consegue um equilíbrio muito bom. Assim que tivermos nossa farinha de rosca caseira pronta, colocamos em um prato e reservamos.

Em outro prato vamos colocar o fundo cheio de farinha e meio envelope de fermento químico, misturar os dois ingredientes e reservar junto com a farinha de rosca temperada. Por fim, colocamos os dois ovos em outro prato e os desnatamos para que a gema e a clara fiquem bem unidas e seja mais fácil empanar mais tarde.

Atum empanado caseiro

Já temos as nossas 3 misturas preparadas, agora é hora de empanar e é simples.  Empanaremos os filés um a um, primeiro passamos pela farinha, não devemos pressionar, mas simplesmente dar a volta até que toda a superfície esteja coberta com uma fina camada de farinha.

Em segundo lugar, passamos o filé para o ovo, é melhor manusear os filés com garfos ou pinças, porque se usarmos os dedos, o empanado grudará em nós.

Por fim passamos o filé pela nossa farinha de rosca temperada, agora sim, pronto para fritar. Aqueça uma frigideira com bastante óleo, no meu caso usei uma mistura de azeite e óleo de girassol, e quando o óleo estiver bem quente começamos a fritar os filés até dourar a camada de pão.

Não é necessário virar porque o óleo cobre o filé completamente; uma vez que o retiramos deixamos em um prato com papel absorvente por um minuto e pronto para comer.

Para muitos é estranho, mas em muitos lugares o atum é o protagonista de muitos dos pratos. Pode ser preparado de mil maneiras diferentes mas este é um dos preferidos porque normalmente o de atum é grelhado, que é o com menos gordura, tende a ser um pouco mais seco, porém o empanado dá suculência, mas também calorias extras.

É uma receita ideal para as crianças comerem peixe alegremente; acho que nem vão reparar que comem atum e consumi-lo cozinhado assim sem exagerar pode ser interessante. Com estas quantidades, saem cerca de 9-10 filés, para comer cerca de 3-4 pessoas tranquilamente se os servirmos com algum tipo de acompanhamento.