Concurso INSS 2022: o que se sabe sobre o edital e processo seletivo? Na última quinta-feira (31/03), José Carlos Oliveira tomou posse como atual Ministro do Trabalho. Na ocasião, ele revelou algumas informações sobre o próximo concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A expectativa é que o edital seja divulgado ainda em 2022.
Sendo assim, o concurso INSS é mais que esperado, pois, de acordo com dados da Fenasps, o órgão já possui uma carência estimado em 23 mil vagas.
Concurso INSS 2022: o que se sabe sobre esse processo seletivo?
José Carlos expressou positividade em relação a aprovação do concurso do INSS pelo governo, porém, a quantidade de vagas pode ser menos do que se espera. De acordo com o ministro, o número pode ser menor do que cerca de 7,5 mil vagas que foram solicitadas.
O INSS já havia esclarecido que a diminuição no quadro de funcionários vem prejudicando os atendimentos, principalmente devido ao aumento de pedidos de pensão por morte.
No dia 1º de junho de 2021, a assessoria do instituto informou que existe uma projeção preliminar para o concurso INSS. O órgão havia comunicado também, no ano de 2020, que o novo edital poderá sair a partir de 2022.
Quais as vagas previstas?
A solicitação para o concurso INSS foi de abertura de mais de 7.500 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:
- Técnico do seguro social – cargo de nível médio, nas áreas de Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas); Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996); Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40); Combate à Fraude (734); Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216); Serviço de Cobrança Administrativa (34) e Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46).
- Analista do seguro social – para profissionais de nível superior, nas áreas de Reabilitação Profissional (702); Serviço Social (463 vagas) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Os salários para os cargos e áreas informados variam entre R$ 5.447,78 e R$ 8.357,07. Caso o novo concurso INSS seja autorizado, o edital oficial vai listar todos os requisitos e as atribuições das funções ofertadas.