Óleo de amêndoas: mais do que uma opção de cuidado para cabelos e pele. O óleo de amêndoas faz parte da longa lista de óleos vegetais que nos últimos anos se tornaram mais do que populares por serem opções mais saudáveis e por conterem gorduras benéficas à saúde por serem feitas a partir desse tipo de noz.
No caso específico deste, tem se destacado no campo da beleza por ser usado como remédio caseiro para cabelos e cuidados com a pele.
No entanto, você deve saber que o óleo de amêndoa é mais do que apenas uma opção de cuidado para cabelos e pele, pois contém características curiosas que podem ser usadas em diversas áreas, além da culinária ou daqueles usos que se tornaram tendência por serem receitas de beleza.
Benefícios do óleo de amêndoa
Vamos começar falando sobre os benefícios desse tipo de óleo e você deve saber que é fonte de vitamina E e contém minerais valiosos como magnésio, fósforo e cobre. É rico em antioxidantes e é conhecido por suas habilidades de combate aos radicais livres, além de também ser anti-inflamatório e aumentar a imunidade.
Contém ácidos graxos como o ômega-3, portanto, comê-lo em receitas ricas pode ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol e melhorar a memória. Lembremos que ser feito com essa fruta seca protege suas características naturais.
Especialistas apontam que poderia ajudar a reduzir o risco de doenças como câncer e doenças cardíacas. Enquanto em questões de beleza, é evidente que hidrata a pele , pode tratar pequenos cortes e feridas e torna o cabelo brilhante e macio quando massageado no couro cabeludo.
Usos dentro da cozinha
Comer óleo de amêndoa é uma maneira de aumentar os níveis de colesterol “bom”, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, ou lipoproteína de baixa densidade (LDL), quando substitui as gorduras saturadas e trans. É uma boa opção quando se trata de prevenir doenças cardiovasculares provenientes da alimentação, devido aos seus altos níveis de antioxidantes, sua capacidade de reduzir a inflamação no corpo e seu efeito sobre o colesterol.
Algumas formas de usar essa opção mais saudável são as seguintes preparações:
- Vestir saladas com um toque deste alimento.
- Asse em fogo baixo ou como óleo finalizador em cima de um prato para adicionar mais sabor e nutrição.
- Cozinhe ou frite os alimentos.
Afinal, o óleo de amêndoa pode ser uma adição saudável à dieta e agora que você conhece seus benefícios, com certeza já percebeu que é uma opção além daquelas para o cabelo ou para a pele, mas que pode conter grandes propriedades que podem ser aproveitadas. Até nas receitas. Lembre-se de usar esses tipos de opções com cuidado e sob prescrição médica se quiser incluí-las em um plano alimentar previamente estabelecido.