A tendência de reduzir o consumo de farinha de trigo cresce a cada dia. Mais e mais pessoas decidem evitar a farinha devido à doença celíaca , intolerância ao glúten ou simplesmente por causa de uma decisão alimentar.
Mas não comer farinha não significa abrir mão da pizza. Você só precisa ter outras opções à mão que permitem preparar deliciosas pizzas sem a massa de farinha. Existem bases muito saudáveis que são preparadas com aveia, integral, cenoura, abobrinha, frango, atum.
Pizza sem massa de farinha
São pizzas nutritivas com ingredientes que trazem boas contribuições nutricionais, geralmente mais do que a farinha de trigo.
Base de frango
Num processador, prepare uma pasta com 250 g de frango, 50 g de queijo ralado, sal e especiarias. Espalhe em uma forma de pizza forrada com papel manteiga untado com óleo. Deve ser Asse, retire e cubra com molho de tomate. Adicione a cobertura de sua preferência.
Massa de aveia
Processe 500 g de flocos de aveia até formar uma farinha. Adicione 1 colher de sopa de fermento, uma colher de sopa de óleo, sal, 1 xícara de água morna em seguida misture até formar uma massa. Deixe descansar por alguns minutos e está pronto para assar.
Pizza com base de cenoura
Rale 3 cenouras médias. Escorra em um pano para retirar todo o líquido. Adicione 1 dente de alho picado e 1 ovo cru e misture. Espalhe na assadeira de pizza. Asse por 12 minutos em forno forte. Retire, pinte com o molho e em eguida, acrescente os ingredientes escolhidos.
Pizza com base de abobrinha
Rale duas unidades de abobrinha e escorra em uma peneira, pressionando para que o líquido saia. Coloque em uma tigela e misture com 2 ovos, sal a gosto e 50 g de queijo ralado. Coloque a massa em uma forma forrada com papel manteiga. Asse a 200º por 15 minutos. Retire e em seguida, cubra com os ingredientes da cobertura e leve ao forno por mais 10 minutos.
Base de atum e clara de ovo
Misture o conteúdo de uma lata de atum em água com duas claras de ovo. Adicione os temperos a gosto. Espalhe em uma forma forrada com papel manteiga e m eguida, leve ao forno quente por 10 minutos. Coloque a cobertura e asse por mais 5 minutos.
Base com farinha espelta
A farinha de espelta é integral e possui alto teor nutricional. Esta massa é preparada da mesma forma que com farinha de trigo comum. A espelta é um tipo de farinha mais dura e seca, por isso pode levar mais água e custará mais para esticar. Em seguida, proceda da mesma forma que com a pizza tradicional.
Você imaginou que poderia preparar pizzas com tanta variedade de bases? Todos eles são saudáveis e, além disso, de baixas calorias. Os ingredientes que você escolher para a cobertura darão seu toque pessoal. Fácil, delicioso e barato, você deve integrá-los em sua cozinha diária.