O Gerente de Políticas Públicas do WhatsApp comenta a importância de denunciar um usuário que tenta fraudar e roubar informações. O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados por milhões de pessoas para manter contato.
No entanto, essa popularidade também é frequentemente explorada por cibercriminosos que buscam fraudar e roubar informações do usuário por meio de promoções falsas, ofertas de emprego ou roubo de identidade.
Nesse sentido, em conversa com o site La República, a gerente de Políticas Públicas do WhatsApp para a América Latina, Paloma Szerman, destacou a importância de denunciar qualquer conta de serviço de mensagens que seja usada para fraudar usuários.
“É importante que os usuários denunciem porque nos permite identificar contas que estão cometendo esse tipo de ato fraudulento e tomar medidas imediatas”, disse o executivo do WhatsApp, que argumentou que o serviço de mensagens também oferece a possibilidade de denunciar e bloquear para não receber mais mensagens do golpista que tentou nos enganar.
Paloma Szerman também esclareceu que o WhatsApp não oferece emprego por meio de mensagens no serviço de mensagens e que os usuários podem detectar que se trata de um possível golpe cibernético porque essas mensagens vêm de números desconhecidos.
Como denunciar um usuário do WhatsApp
O método do WhatsApp para denunciar um usuário pode ser feito tanto no aplicativo móvel quanto nas versões web e desktop. Então, para fazer isso, siga estas etapas:
- Entre no aplicativo WhatsApp do seu dispositivo
- Assim, abra o chat do contato que você deseja denunciar
- Pressione o ícone de três pontos verticais no canto superior direito para exibir o menu
- Clique em Mais > Relatório
- Desse modo, um aviso pop-up aparecerá na tela solicitando que você confirme sua decisão
- Marque a caixa de seleção se você também deseja bloquear o usuário e excluir mensagens de bate-papo
- Toque no botão de relatório para concluir o processo.