Existem muitos óleos naturais ou óleos vegetais que podemos usar em benefício da pele e do cabelo, mas talvez um dos mais desconhecidos seja o óleo de cominho preto, sobre o qual oferecemos agora todas as informações, porque de uma forma especial, parece ser muito recomendado para tratar o cabelo.
O que é óleo de cominho preto
O óleo de cominho preto é um produto muito versátil porque ajuda a perder peso, é um complemento para o sistema imunológico mas também, nos últimos anos parece ter sido descoberto que também é excelente para o cabelo, embora combata a caspa e estimule o cabelo crescimento.
Também conhecido como óleo de semente de cominho preto, óleo de kalonji ou óleo de nigella sativa, vem da planta Nigella sativa. Esta bela planta com flores é nativa do sudoeste da Ásia e óleo de cominho preto.
É principalmente na Ásia que muitos usos do óleo de cominho preto são conhecidos, inclusive como ingrediente em curry, molhos para salada e smoothies. Tem um sabor amargo e pungente , que tem sido comparado a cebola queimada, gergelim ou sementes de papoula.
Como o óleo de cominho preto pode beneficiar seu cabelo
Este óleo contém timoquinona, um poderoso anti-histamínico . O fato é que os anti-histamínicos são frequentemente prescritos para pacientes com alopecia para ajudar no crescimento do cabelo e nas manchas. Portanto, é uma forma de ajudar o cabelo a crescer (e mantê-lo macio, hidratado e brilhante).
Contém ainda ácido palmítico que possui propriedades emolientes, suavizando os cabelos sem deixar resíduos gordurosos ou pegajosos, e ômega 3 e 6 que mantêm a maciez, elasticidade e brilho da pele e dos cabelos, além de servir também para estimular o crescimento de uma cabelos mais grossos , longos e fortes. Um óleo que também pode ser usado para tratar a caspa.
Como usar?
Quando se trata de usar este óleo em benefício do seu cabelo, você pode optar por tomá-lo em suplementos que são vendidos em herbalistas, mas a verdade é que é muito mais eficaz se aplicarmos o óleo diretamente no cabelo. Dessa forma, aconselhamos massageá-lo suavemente com a ponta dos dedos por alguns minutos para promover a absorção do óleo no couro cabeludo. Em seguida, você terá que deixá-lo por meia hora antes de enxaguar, para que você possa ativar todas as suas propriedades em seu cabelo.
Você também pode fazer uma máscara de óleo de cominho preto caso tenha caspa. Neste caso, você deve pegar um recipiente de vidro , combinar duas colheres de óleo de semente de cominho preto com duas colheres de gel de aloe vera, que já sabemos que tem ação cicatrizante e calmante. Depois de misturar os ingredientes, você deve adicionar 3 gotas de óleo de melaleuca. Distribua a mistura no couro cabeludo e nos cabelos e deixe por 45 minutos . Enxágue com um shampoo neutro suave. Este tratamento pode ser repetido uma vez por semana.
Agora que você já sabe como o óleo de cominho preto pode beneficiar seu cabelo, não perca oportunidade de usá-lo.
Atenção! Antes de usar qualquer remédio caseiro, faça um teste para verificar se tem ou não alergia e consulte o dermatologista.