Muitos ativam o bluetooth no celular e no final do dia esquecem de desligar, descubra por que deve não deve esquecer disso se não for usar. Os celulares hoje são hubs de telecomunicações que incorporam uma ampla variedade de conexões.
Os avanços tecnológicos permitiram que qualquer dispositivo tenha, no mínimo, wi-fi, dados móveis e bluetooth. Manter o último desativado quando você não o estiver usando pode fornecer alguns benefícios sobre os quais falaremos nesta nota.
Muitas vezes acontece que as conexões de um smartphone permanecem ligadas e não são desativadas novamente por algum tempo. Desligar o bluetooth se não for usado leva alguns segundos e, ao fazê-lo, você terá três vantagens em diferentes questões: segurança, privacidade e autonomia.
A seguir, informaremos quais são as razões pelas quais você deve desligar o Bluetooth do seu celular se não o usar.
Por segurança
Não existe uma maneira definitiva de proteger um smartphone contra ameaças, seja no nível de hardware ou software. A única coisa que pode ser feita é diminuir a área de ataque e, nesse caso, a conectividade Bluetooth é um ponto de entrada para malware. Alguns exemplos de vírus que podem ser transmitidos desta forma são os seguintes:
- Bluejacking: O invasor se conecta ao dispositivo usando a conexão e envia mensagens para outros dispositivos próximos.
- Bluebugging – Cibercriminoso ganha privilégios no dispositivo e realiza qualquer tipo de tarefa. Obtenha controle e acesse informações privilegiadas, como chamadas.
- Bluesnarfing: O invasor pode acessar informações gerais que estão no computador. Por isso, pode roubar seus arquivos multimídia, e-mails, mensagens e muito mais.
Proteja sua privacidade
O Bluetooth também pode ser usado para rastreá-lo. A infiltração acontece quando o dispositivo se torna visível e é mostrado a todos os computadores próximos. A maioria dos celulares Android ficam invisíveis quando a opção está ativada ou podem ficar invisíveis após algum tempo de inatividade.
Cuidado com a bateria
As baterias dos smartphones modernos têm uma capacidade maior em relação aos anos anteriores e a energia geralmente é gasta em jogos, aplicativos exigentes e com a tela ligada. No entanto, o bluetooth ainda é responsável por pelo menos 1% do desgaste normal.