Salgados deliciosos de frango com queijo e massa folhada caseira

Só há uma coisa melhor do que a massa folhada caseira e é os salgados que podem ser feitos dela

Só há uma coisa melhor do que a massa folhada caseira e é os salgados que podem ser feitos dela, estes com recheio de frango e queijo vão surpreender. Desta vez vamos preparar umas deliciosas saladas a partir do zero, fazendo nós mesmos a massa folhada de uma forma super simples e sem o aborrecimento que muitos de vocês podem imaginar.

Como vamos usá-los como lanche ou em uma destas refeições tão especiais, vamos recheá-los com frango e queijo, ingrediente que combina na perfeição e cuja gordura vai impregnar de sabor e intensidade a nossa massa folhada.

Ingredientes:

Para a massa folhada caseira:

  • Farinha, 250 g
  • Manteiga gelada, 125 g
  • Sal, 10g
  • Água fria

Para o recheio:

  • Queijo, 100 g
  • Frango cozido, 125 g
  • Ovo batido
  • Gergelim

Modo de preparo dos salgados de frango com queijo e massa folhada:

Em uma bancada peneire os 250 g de farinha e adicione o sal. Misturamos e formamos um pequeno vulcão, separando uma pequena parte da farinha para incorporá-la aos poucos. Coloque o bloco de manteiga fria sobre ele. Corte a manteiga nas fatias mais finas possíveis com a ajuda de um raspador ou faca.

Se não tivermos, vamos cortar a manteiga com uma faca, tirando as folhas sucessivas. Em qualquer caso, é muito importante que as tiras sejam o mais finas possível. Uma vez laminada, continuamos a picar a manteiga com o raspador para que seja incorporada à farinha.

Quando os pedaços de manteiga já estão bem pequenos e formam pequenos caroços dentro da farinha, juntamos tudo raspando a bancada com o raspador e formando um monte comprido. Nesse ponto, vamos adicionar a água fria aos poucos. A quantidade é impossível de especificar, pois depende da farinha que você usou.

O importante é incorporá-lo aos poucos para não exagerar e nos deixar com uma massa bem úmida. É melhor ter paciência e cuidado, adicionando a água aos poucos, e assim não ter que mexer depois. Adicione um pouco de água e misture bem com o raspador para que a umidade seja distribuída uniformemente por toda a mistura.

Montamos e hidratamos novamente com algumas gotas de água. E assim sucessivamente até que a massa, sem estar completamente molhada, esteja minimamente hidratada e quase não haja farinha seca que não tenha sido integrada com a água e a manteiga.

Atingido esse ponto, juntamos formando uma pilha alongada com todos os pedaços de massa, e achatamos com o rolo. A compressão terminará de unir e amalgamar os ingredientes, formando uma espessa camada na qual ainda vemos a necessidade de integrar muito melhor a manteiga.

Esticamos um pouco mais a mistura ajudando-nos com um pouco da farinha seca que havíamos separado anteriormente, para que a massa não grude no rolo ou na bancada. Esticamos até termos um retângulo fino e alongado e o colocamos verticalmente.

Agora vamos fazer as dobras. Para fazer isso, vamos dividir imagináriamente o retângulo de massa em três partes. Pegue a massa de cima e dobre esse terço sobre o centro. Em seguida, dobramos o terço inferior sobre a dobra anterior.

Em outras palavras, se dividirmos a massa em três retângulos, de cima para baixo, e os chamarmos de AB e C respectivamente, primeiro dobramos A sobre B e depois C sobre A + B. Essas dobras e seu subsequente alongamento terminarão de integrar o gordura e formar as folhas da nossa massa folhada durante a cozedura.

Com a massa dobrada, vamos girá-la 90º para que as aberturas das dobras fiquem em cima e embaixo. Com a ajuda de mais um pouco da farinha restante, estique a massa do centro para cima e do centro para baixo, até que as dobras se unam e a massa fique novamente esticada e uniforme. Voltamos a fazer as dobras, viramos 90º e esticamos novamente.

Repetiremos o processo até que o tenhamos feito cinco vezes, para o qual já teremos que integrar toda a farinha que reservamos no início. Depois de fazer todas as dobras, vamos deixá-lo descansar na geladeira sem esticar. Cubra com filme plástico ou um pano limpo e guarde na geladeira por pelo menos duas horas.

Retiramos a massa já descansada, fria e descansada da geladeira e passamos a esticá-la. Vamos esticá-lo com o rolo do centro para fora, ajudando-nos com dois papéis manteiga, por baixo e por cima da massa. Continuamos esticando a massa folhada até obter um retângulo o maior possível e com aproximadamente 4-5 mm de espessura.

Recheio:

Corte o excesso com uma faca formando um retângulo regular. Cortamos a parte estreita em três tiras alongadas da mesma largura. Espalhamos o queijo por toda a tira de massa folhada. Adicione o frango cozido picado, até ficar distribuído por todo queijo. Pegue um dos dois lados da massa e enrole sobre o queijo e o frango. Pinte o rolo resultante e o restante da massa com o ovo batido e termine de enrolar.

Faremos o mesmo com as três tiras para obter três tubos alongados, recheados com nossa mistura de queijo e frango. Coloque os cilindros sobre um papel vegetal colocado no tabuleiro do forno. Marcamos os cortes dos salgados em rolos de 3-4 cm, sem chegar ao final (até o meio aproximadamente). Pincele a massa folhada com o ovo batido e polvilhe com um pouco de sésamo.

Asse por 15-20 minutos em forno pré-aquecido a 200º C. Quando a massa folhada estiver cozida e dourada, retire do forno e deixe arrefecer durante pelo menos 20 minutos. Terminamos de cortar os salgados de frango com queijo com uma faca serrilhada. Agora podemos desfrutar deste aperitivo original, completamente caseiro.