Apesar de alguns acessórios serem considerados uma simples decoração, na realidade eles constituem uma grande fonte de contaminação se não forem higienizados corretamente. Neste artigo vamos compartilhar alguns truques para limpar as cortinas do banheiro e assim evitar a proliferação de fungos e bactérias.
O banheiro é o local preferencial para o crescimento de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde, graças à umidade e ao calor gerado neste local. Nesse sentido, a cortina é um dos elementos que se suja com mais facilidade, mas ao qual geralmente não prestamos atenção.
Dicas para limpar as cortinas do banheiro
O melhor dessas opções é que você certamente não precisa sair para comprar nada , pois na maioria delas usaremos ingredientes que muitos de nós temos em casa.
1. Álcool
O álcool é um desinfetante por excelência e é um elemento que não falta em nenhuma casa. Para usar na cortina vamos umedecer uma esponja ou pano e vamos esfregar na cortina com movimentos circulares. Daremos ênfase às áreas mais manchadas com mofo. Não é necessário enxaguar porque o álcool evapora sozinho.
2. Vinagre
O vinagre pode ser um limpador natural graças à porcentagem de ácido acético que contém em sua fórmula. Embora não desinfete, remove a sujeira e a gordura que se acumulam como resultado do contato da cortina com sabonetes, xampus e condicionadores.
Vamos colocar em um recipiente grande, que nos permita submergir as cortinas , ¾ de água e 2 xícaras de vinagre de maçã. Colocamos as cortinas lá e deixamos agir por 20 minutos. Depois enxaguamos e pronto; as cortinas ficarão como novas.
3. Pasta dental
Você está prestes a descobrir outro uso de pasta de dente que irá surpreendê-lo. Para limpar as cortinas do chuveiro, umedeça uma esponja e aplique uma quantidade generosa de pasta de dente sobre ela. Passe sobre as manchas. Por fim, enxágue e suas cortinas ficarão mais limpas do que nunca.
4. Bicarbonato de sódio
Neste caso, mergulhe as cortinas em um recipiente com água e bicarbonato de sódio e deixe agir por alguns minutos. Caso contrário, você pode colocar as cortinas na máquina de lavar e adicionar bicarbonato de sódio.
5. Óleo de melaleuca
Para preparar esta solução de limpeza, precisaremos de 1 xícara de água, ¼ xícara de álcool isopropílico, 1 colher de chá de óleo de melaleuca e 1 frasco de spray. Colocamos tudo no frasco e borrifamos na cortina . Esfregue com uma esponja e enxágue.
Passo a passo para limpar as cortinas do chuveiro
Se você preferir lavar as cortinas do box à mão, recomendamos seguir este passo a passo para agilizar ainda mais o processo:
- Retire os anéis e argolas para não danificar o tecido das cortinas.
- Mergulhe a cortina em um grande recipiente de água e sabão líquido . Você pode substituir o sabão por sal grosso.
- Deixe de molho por pelo menos 2 horas.
- Com uma escova, remova as manchas de mofo mais difíceis. Se você notar que eles não saem, tente adicionar um pouco de bicarbonato de sódio à esponja.
- Enxágue para remover todo o sabão. Se desejar, você pode adicionar um pouco de vinagre no último enxágue para eliminar os odores.
- Deixe secar em um local que receba boa ventilação.
Caso opte por colocar as cortinas do banheiro na máquina de lavar, siga estas dicas:
- Certifique-se de que as cortinas são laváveis na máquina. Tente que a temperatura não seja superior a 30 graus Celsius.
- Adicione bicarbonato de sódio, além do sabão habitual.
- Não se esqueça de colocar algumas toalhas limpas junto com as cortinas para protegê-las e cancelar a centrifugação.