13º do INSS: veja se você tem direito ao pagamento no mês de abril. O 13º salário sempre foi esperando com muita ansiedade pelo trabalhador e/ou segurado brasileiro, que visa solucionar alguns de seus anseios individuais.
O benefício contribui de forma importante nos mais diferentes modos de gasto, como pagamento de vencimentos atrasados, compras em geral, viagens, investimentos e de tantas outras formas de usar o dinheiro.
No caso do décimo terceiro salário do INSS, o Governo Federal publicou um decreto que antecipa os pagamentos para o dia 18 de abril de 2022.
Tenho direito?
Assegurados do INSS por incapacidade temporária, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão, terão direito a quantia.
Segundo o instituto nacional, cerca de 30,5 milhões de brasileiros terão acesso ao décimo em todo país, somando um total de aproximadamente 56,7 bilhões de dinheiro liberado.
Quem não recebe 13º do INSS
O valor não será repassado aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), nem para segurados que recebem benefícios assistenciais.
Datas de pagamento
O décimo será pago em duas parcelas e anexados ao benefício de cada mês. Sendo:
- 1ª Parcela: com 50% do valor sendo paga de 25 de abril até 6 de maio
- 2ª Parcela: com os restantes 50% do valor, de 25 de maio a 7 de junho
O INSS iniciará os pagamentos dos benefícios no dia 25 de abril (1ª Parcela); ficando para o mês subsequente o restante do valor. Vale ressaltar que os valores do décimo serão pagos juntos aos respectivos valores de cada mês.
Valor do décimo (13°)
A primeira parcela será o valor real do benefício mensal dos assegurados aptos à receber. Já o restante do valor terá o desconto do Imposto de Renda (IRPF). Para quem começou receber benefícios depois de janeiro o valor será pago proporcionalmente.
As formas de consultar o benefícios serão por telefone, através do número 135 na central de atendimento do INSS com atendimento disponível de das 7h até Ás 22h.
Através do site do INSS e pelo Aplicativo “Meu INSS”. Através desses três canais o cidadão terá mais facilidade e não precisará se deslocar até um dos postos para obter informações sobre o benefício.