Embora estejamos acostumados a ver e lidar com o problema das estrias no corpo, principalmente no corpo feminino, tanto mulheres quanto homens podem sofrer com outros tipos de estrias. Estamos falando daqueles que aparecem no unhas e que você provavelmente já notou nas mãos e nos pés. O que são estrias nas unhas ?
Eles não representam um grande problema, a princípio, porque na maioria dos casos não devem nos preocupar. É simplesmente uma questão estética, embora desagradável.
Quase sempre, essas estrias estão relacionadas a problemas de saúde, mas há evidências científicas que as associam a maus hábitos, sejam eles alimentares ou associados ao consumo de tabaco e álcool . , que com o passar do tempo acabam afetando negativamente o acabamento dos dedos. Além disso, a explicação pode ser alguma flutuação hormonal muito específica.
Por que as estrias aparecem nas unhas?
Essas estrias nada mais são do que pequenas lesões nas camadas que compõem as unhas e que, por seu formato de sulco, lembram imediatamente as das extremidades, como pernas e braços. Desde que sejam regulares, e não muito marcadas, serão consideradas “irrelevantes”. E se seu arranjo for vertical, eles respondem ao envelhecimento.
Isso não significa que o resto das possíveis justificativas para estrias nas unhas devam ser completamente descartadas, como falta de vitamina A ou B, desidratação , uso de unhas artificiais, estresse ou ansiedade, manicures regulares, unhas mordedura ou tendência a secar a pele.
Como tratar estrias nas unhas?
Quanto aos tratamentos mais frequentes, estes dependerão do que o médico determinou. Não é a mesma coisa começar uma terapia de unhas que parecem ruins, do que fazê-lo em quem também tem uma doença, que deve ser diagnosticada e tratada com seus medicamentos.
Desde que sejam regulares, e que um profissional de saúde tenha considerado que não tem de continuar a fazer estudos, pode recorrer a tratamentos de alisamento, óleos, preenchimento de sulcos, até vernizes hidrossolúveis com rabo de cavalo. Qualquer um destes irá ajudá-lo a polir sua aparência exterior.
E como preveni-los?
Se você não tem estrias nas unhas, mas quer ter certeza de que não é obrigado a conviver com elas, deve consumir frutas e verduras, entre outros alimentos com vitaminas A e B, acompanhados de dois litros de água por dia, e uma dieta geralmente rica em proteínas.