4 métodos para limpar um colchão com mofo de forma eficaz. A cama é um dos elementos da casa mais expostos a diferentes tipos de manchas. Alguns derivados do contato humano, outros da umidade e outros do próprio uso.
Por sua vez, é um objeto que deve ser mantido limpo, pois está constantemente relacionado à pele. É possível limpar um colchão mofado.
Este tipo de manchas pode aparecer devido a um nível alto e sustentado de umidade no ambiente. Mas também, por sudorese, contato com sangue e outras secreções humanas. Limpar um colchão mofado é importante para sua saúde, pois é o local onde você dorme e passa várias horas.
Vinagre branco, bicarbonato de sódio e sabão são alguns itens eficazes para esse fim. Mas cada um deles é aplicado de uma forma diferente. O mofo é um fungo encontrado em espaços escuros e úmidos, mas também ao ar livre.
4 métodos para limpar um colchão mofado
Se a presença de mofo não puder ser evitada, por descuido ou excesso de umidade, é possível limpar e desinfetar o colchão com as seguintes técnicas.
1. Água e sabão
Uma vez detectadas essas manchas, a solução mais fácil para removê-las é passar água e sabão natural. Esses componentes evitam que os tecidos se deteriorem e geralmente são eficazes com sujeiras básicas, como aquelas derivadas de alimentos ou cosméticos.
No entanto, para manchas mais complexas, é conveniente aplicar outros métodos. Além disso, no caso de molhar o colchão com água, é importante levar em consideração que a umidade não se acumula, pois pode causar o efeito contrário.
As manchas derivadas da umidade corporal podem levar à instalação de mofo a médio prazo.
2. Vinagre branco
Uma das principais vantagens de aplicar o vinagre é que, além de combater as manchas de mofo, reduz o cheiro que elas exalam. É outro problema derivado da umidade e de difícil eliminação. Por outro lado, o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar a fragrância enquanto desinfeta a superfície.
3. Tratamento de umidade
Ter um colchão permanentemente exposto a um ambiente úmido favorece o aparecimento de mofo, ácaros e microrganismos. Seu contato com o corpo humano apresenta sérios riscos à saúde, principalmente no campo respiratório.
Arejar o colchão e levá-lo ao sol por um tempo é uma opção eficaz para evitar o acúmulo de umidade. Antes de colocá-lo de volta, é importante limpá-lo com um aspirador para remover pólen e restos de mofo.
4. Álcool isopropílico
Um dos métodos mais comuns e eficazes de limpar um colchão mofado é embeber um pano em uma solução de água e álcool. A medida aproximada é de 50% de cada componente e o pano ou pano deve estar limpo.
É indicado esfregá-lo no setor afetado do colchão, fazendo movimentos circulares. Quando terminar, passe o pano novamente, mas apenas umedecido com água.