Embora o Facebook seja uma rede social muito popular no Android e iOS , existem funções da plataforma que a maioria dos usuários não conhece. Um deles rastreia o uso do próprio aplicativo e de outros sites que os internautas visitam em seus dispositivos. Se você quiser evitar esse monitoramento de suas atividades, aqui explicamos o que você deve fazer.
Você deve saber que o aplicativo de propriedade da Meta é uma fonte inesgotável de mineração de dados que não se concentra apenas em coletar tudo o que fazemos dentro da rede social, mas também vai além e registra tudo o que você faz com o celular.
Quais dados são coletados?
O Facebook rastreia seus padrões básicos de uso , como quando você abre um de seus aplicativos ou sites, qual dispositivo você usa para fazer isso ou quais itens você adiciona a uma lista de desejos. Ele também rastreia seus contatos, histórico de pesquisa, anúncios ou produtos com os quais você interage, localização precisa e muito mais.
Como impedir que o Facebook rastreie minha atividade?
Existe uma maneira de impedir que o Facebook acesse a atividade do usuário fora do aplicativo. É uma opção ‘oculta’ que bloqueia a rede social de rastrear essas informações. Para fazer isso, siga estes passos simples:
- Abra o menu principal do Facebook.
- Vá para configurações e privacidade.
- Selecione atalhos de privacidade.
- Deslize para a opção de visualizar ou desvincular sua atividade fora do Facebook.
- Esta seção mostra todas as atividades salvas na plataforma e, para evitar mais coletas, basta pressionar histórico de desvinculação.
Depois de concluir esse processo, as empresas e os sites que você visita não poderão mais compartilhar suas informações com o Facebook , portanto, essa plataforma não poderá rastreá-lo.