Almôndegas de merluza com molho verde: receita fácil e deliciosa

As almôndegas de merluza ao molho verde são um prato muito leve e com poucas calorias

As almôndegas de merluza ao molho verde são um prato muito leve e com poucas calorias e gorduras, pois é uma receita à base de peixe. Por isso, além de ser perfeito para a melhor ocasião, é ideal para dietas de emagrecimento. Neste caso é preparado com pescada porque queria preparar algo suave e delicado.

Mas também ficariam perfeitos com qualquer outro tipo de peixe, salmão, bacalhau ou mesmo carapau, acompanhados de um molho adequado, podem ser uma opção perfeita. Como você já deve saber, devemos aos árabes saborear um dos nossos pratos mais clássicos, as almôndegas.

Este prato simples é, hoje, difundido em praticamente todas as culturas e as opções de preparo são imensas, temos as mais típicas do nosso país, almôndegas com molho de tomate, também poderíamos prepará-las acompanhadas de uma infinidade de molhos como curry ou mesmo com nozes, como almôndegas com amêndoas e pistaches.

Ingredientes

  • 500g lombos de merluza
  • 1 ovo
  • 50ml leite
  • 100 g. farinha de rosca
  • Farinha para empanar
  • 1 dente de alho
  • 1 ramo de salsa
  • Uma cebola
  • Caldo de peixe
  • Azeite suave para fritar
  • Sal

Modo de preparo da almôndegas de merluza:

Limpe o peixe e prepare os lombos de pescada. Podemos pedir ao peixeiro que o prepare para nós ou fazê-lo em casa. Não descartamos o osso central, pois ele será usado para preparar o caldo para o molho. Aqueça uma panela com 3 ou 4 litros de água, a espinha de pescada, sal e alguns raminhos de salsa.

Deixe cozinhar por 30 minutos, coe e reserve o caldo. Corte o peixe em cubos de no máximo 1 cm e coloque em uma tigela. Adicione à tigela o ovo, 4 ou 5 ramos de salsa e sal que deixamos de molho.

É importante que escorramos bem o pão antes de incorporá-lo à mistura. Já que se adicionarmos muito líquido a ela, ela ficará muito solta e dificultará o trabalho de formar as almôndegas. Misture bem todos os ingredientes da massa de almôndegas e forme bolinhas com as mãos que reservamos em uma tigela.

Se percebermos que a massa está muito líquida, podemos adicionar um pouco de farinha de rosca para compactar e formar as bolinhas. Enfarinhe as almôndegas e reserve-as até ao momento de as fritar. Para preparar o molho, corte o alho e a cebola em pedaços pequenos, quanto menor melhor.

Em uma panela larga, aqueça 4 colheres de azeite e adicione a cebola picada e o alho. Refogue em fogo médio até a cebola ficar quase transparente. Adicione o vinho restante e o sal. Deixe cozinhar até o álcool evaporar por cerca de 5 minutos.

Despeje o caldo de peixe na panela e cozinhe por mais 10 minutos. Enquanto o molho está sendo preparado, frite as almôndegas que reservamos em uma panela com bastante óleo, deixando-as por 4 ou 5 minutos de cada lado, até que estejam douradas. Retire para um tabuleiro forrado com papel de cozinha para retirar o excesso de óleo.

Adicione as almôndegas na panela onde estamos preparando o molho e adicione mais caldo de peixe se necessário, até que o molho cubra as almôndegas ao meio. Cozinhe por mais 10 minutos e retire do fogo. Servimos as almôndegas bem quentes acompanhadas de algumas batatas fritas, puré de batata ou arroz branco .