Certamente acontece com você com frequência receber chamadas de números desconhecidos em seu smartphone e elas desligam após alguns segundos. Acredite ou não, essa situação também acontece com milhares de usuários que relataram esse tipo de “chamadas misteriosas” por meio de redes sociais que podem ser esmagadoras para alguns. O que está por trás dessas ligações suspeitas? Aqui te contamos.
Esses tipos de ações também são conhecidos como “chamadas fantasmas” , pois quando você atende, eles permanecem sem falar nada, desligam e após alguns segundos ligam novamente. Estes vêm de telefones fixos, celulares nacionais e do exterior.
Por que recebemos ligações de números desconhecidos que desligam após alguns segundos?
Um dos principais motivos das “chamadas fantasmas” é que elas são feitas para lhe oferecer produtos e serviços. Funcionam como um sistema de automação de ligações que são programados para otimizar ao máximo o tempo dos teleoperadores, pois, por meio dessa ação, eles sabem quanto tempo em média dura uma ligação.
Nesse sentido, de forma automática e aleatória, eles entram em contato com os clientes com lotes de números de telefone que possuem para que os teleoperadores não percam tempo. No entanto, quando não há telemarketing disponível, há aquele vácuo que experimentamos e ninguém responde quando dizemos “alô” ou “alô”, então após alguns segundos a chamada é cortada.
Outro motivo, com o qual devemos ter muito cuidado, é que esse tipo de chamada também é usado por criminosos que buscam fraudar os usuários. Esses golpes são baseados em fazer ligações e cortá-las para que a pessoa retorne a ligação e, assim, gere dinheiro para o golpista.
Esse modus operandi também é conhecido como vishing , pois quando o usuário decide retornar a chamada, esses números estrangeiros têm taxas altas que cobram dinheiro, podem custar 3 ou 4 dólares por minuto. Dessa forma, o interlocutor tenta reter as pessoas para gerar mais renda. A solução mais recomendada é bloquear esses números de telefone.