Combater a acne costuma ser uma tarefa estressante para quem sofre com ela, principalmente porque tem que investir em cremes e produtos que não são nada baratos. No entanto, existe uma máscara caseira barata que pode beneficiar a pele e te livrar de espinhas irritantes.
A acne, que é muito comum em adolescentes e adultos jovens, pode variar de comedões não inflamados a pústulas cheias de pus ou inchaços grandes e vermelhos. Há momentos em que a situação é tão extrema que a única maneira de resolvê-la é com antibióticos.
Mas nos menos problemáticos, são simplesmente espinhas que aparecem devido ao sebo da pele, aquele brilho irritante que é gerado enquanto dormimos ou durante um dia intenso de trabalho. Para estes casos, você pode usar a máscara caseira que ensinamos a seguir.
Máscaras de mel e aloe vera para combater acne
Mel e aloe vera são dois ingredientes muito utilizados nas rotinas de cuidados faciais, pois atuam na remoção do excesso de sebo da pele, além de atuarem como agentes antibacterianos e adstringentes. A máscara equilibra o pH da pele, funciona como antioxidante e bloqueia a umidade.
O primeiro passo para essa rotina é remover a maquiagem, seja com uma água micelar bifásica ou um leite de limpeza. Enxágue, limpe o rosto com um gel de limpeza ou sabonete líquido para pele e ao secar dê leves batidinhas, nunca esfregue a toalha, pois pode machucar a pele.
Ingredientes
- ½ xícara de gel de aloe vera (120 g)
- 2 colheres de sopa de mel (50 g)
- 1 colher de chá de óleo de coco (opcional) (5 g)
Preparação
- Extraia a polpa de aloe vera e misture em um recipiente com duas colheres de mel.
- Uma colher de chá de óleo de coco pode ser adicionada para aumentar seus benefícios hidratantes e antimicrobianos. Isso é gosto pessoal.
- Misture até obter uma pasta homogênea.
Como usar a máscara contra acne
- A melhor hora é à noite, quando toda a maquiagem é removida: espalhe a máscara caseira no rosto, principalmente nas áreas com acne.
- Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água morna.
- Repita-o todas as noites, até notar uma melhora.
Lembre-se de consultar seu dermatologista caso tenha acne ou qualquer outro problema na pele.