Receita fácil e deliciosa de donuts caseiros para você experimentar

Os donuts são muito comuns em alguns lugares e são deliciosos lanches

Os donuts são muito comuns em alguns lugares e são deliciosos lanches, por isso trazemos uma receita muito fácil para você fazer em casa, um desses donuts caseiros de massa frita com aquele esmalte de açúcar. Pessoalmente, a ideia de fazê-los em casa tentando fazê-los parecer o mais parecido possível com o original parece divertido e ótimo.

Esta receita de donut é certamente a que mais se assemelha ao donut habitual. É bem próximo do comercial que lembramos quando crianças. Definitivamente o toque de laranja e gengibre são o segredo do sucesso desta receita.

Atualmente, os donuts são o clássico café da manhã, e em nossas receitas de sobremesas  A massa é mais parecida com a das rosquinhas recheadas e aqui deixo a receita para vocês apreciarem.

Ingredientes:

  • 450g farinha forte (trigo)
  • 100g açúcar branco
  • 200ml. leite gordo
  • 10 g de fermento seco
  • 40 g Manteiga
  • 10 g de gengibre
  • 1 laranja
  • Óleo de girassol para fritar
  • 225 g açúcar de confeiteiro de baunilha (para o glacê)
  • 50 ml água (para o glacê)
  • 1 ovo

Preparação dos donuts caseiros:

Em uma panela, aqueça o leite com uma tira de casca de laranja até ferver. É assim que infundimos o leite com o aroma da laranja. Remova do quente e deixe esfriar, reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o açúcar, a casca de laranja ralada e o gengibre. Misture bem e reserve.

Quando o leite estiver morno, coe e acrescente a manteiga. Deixe derreter, adicione o fermento de padeiro e mexa bem para integrar.  É importante que o leite esteja morno, não muito quente para não carregar o fermento. Em uma tigela grande, bata o ovo e adicione o leite com a manteiga e o fermento.

Despeje a mistura de farinha na tigela de ingredientes líquidos e comece a amassar. Primeiro com a ajuda de uma colher de pau e depois com as mãos sobre uma superfície levemente enfarinhada. Sove por 10 minutos e volte a massa para a tigela. Cubra com um pano e deixe fermentar por 2 horas até dobrar de volume.

Para ter certeza do resultado, o que faço é deixar a massa crescer no forno desligado mas previamente aquecido a 25-30º C. A temperatura ambiente nem sempre ajuda na fermentação da massa. Assim, não há erro. Abra a massa com um rolo sobre uma bancada previamente enfarinhada.

Deixamos com uma espessura de pouco menos de 1 centímetro. Com dois moldes redondos, um para o contorno exterior e outro para fazer o furo dos nossos donuts. Vamos cortar as porções.

Caso não tenhamos um molde específico para cortar a massa, podemos usar um copo largo para o círculo externo e uma tampa plástica de caixa de leite, por exemplo, para fazer o furo interno. Outra coisa importante a ter em mente ao fazer as porções é que devemos usar a massa o máximo possível na primeira vez que a estendemos.

Já que quando você junta os cortes e volta a amassar o resultado não será mais o mesmo. Ficaremos com rosquinhas menos estéticas, mais deformadas. Por isso, é importante tentar fazer o maior número de porções no início. Estamos colocando cada porção de donut em um pedaço de papel manteiga para facilitar o trabalho de manuseio.

É uma massa bastante delicada e deforma-se facilmente. Uma vez que todas as porções são feitas, é hora de um segundo aumento. Colocamos os donuts de volta em uma bandeja, dentro do forno desligado, mas quente. Por 1 hora até dobrarem ou triplicarem de tamanho novamente.

Aqueça bastante óleo em uma frigideira pequena, mas funda. Quando o óleo está quente, não muito quente, colocamos nossas porções. Fritamos nossos donuts em temperatura média por 1-2 minutos de cada lado. Retire para uma travessa com papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Transfira os donuts para uma gradinha até que esfriem completamente. Temos que ter muito cuidado com a temperatura do óleo, pois é muito fácil os donuts queimarem em pouco tempo. Prepare o glacê batendo o açúcar de confeiteiro com a água. Quando os donuts estiverem frios, mergulhe-os no esmalte dos dois lados.

Volte para a grade para escorrer o excesso e seque. Garanto-vos que são impressionantes, todos deveriam tentar fazê-los em casa pelo menos uma vez na vida, farão amigos em todos os lugares. Donuts caseiros.

Lembre-se que é preciso levar uma vida saudável, uma alimentação variada e equilibrada, na qual todos os tipos de alimentos tenham lugar, mesmo aqueles pequenos prazeres proibidos em forma de donut que satisfazem o corpo e a mente.