O WhatsApp é uma das principais plataformas de mensagens instantâneas, portanto, é comum que às vezes seja usado para cometer fraudes, pois é muito fácil enviar e receber mensagens e ter uma resposta instantaneamente.
“Com licença, quem é você? Encontrei este número na minha agenda”, é a mensagem que os usuários desta plataforma vêm recebendo, mas você deve ter cuidado, pois é muito provável que seja um golpe, informamos como ele funciona.
O que os golpistas pretendem com esta mensagem é coletar informações pessoais dos usuários, como dados bancários ou senhas, tudo baseado em engano. Portanto, se a qualquer momento você receber uma mensagem semelhante, não responda.
Para verificar a identidade dos usuários, os golpistas fazem uma série de perguntas, como: qual o nome completo, onde trabalham, quantos anos têm, tudo com o objetivo de enganar suas vítimas.
Já tendo esses dados, é muito provável que os golpistas possam localizá-los em outras redes sociais, como Facebook ou Instagram para coletar mais informações. O próximo passo é ameaçar as vítimas com o compartilhamento de fotos privadas, às vezes manipuladas com programas de edição.
Por fim, os golpistas pedem uma espécie de resgate e ameaçam os usuários que, se não derem, espalharão a informação. Portanto, a melhor coisa a fazer se você receber esta mensagem é excluí-la e não responder.
Da mesma forma, você pode denunciar diretamente do aplicativo WhatsApp o número do qual recebeu a mensagem, por fim, pode bloqueá-la e alertar seus outros contatos para que, se a receberem, a ignorem.
Para mais informações, siga nossa seção de Tecnologia.